Projeto quer novo colégio militar em Aparecida de Goiânia
Tramita na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) um projeto de lei para transição do Colégio…
Tramita na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) um projeto de lei para transição do Colégio Estadual Jardim Tiradentes em colégio da Polícia Militar do Estado de Goiás (PM). A proposta foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) com parecer favorável do relator, o deputado Delegado Humberto Teófilo (Patriota), e segue para apreciação do plenário da casa.
O autor da proposta, Delegado Eduardo Prado (PL), argumenta que a transformação do Colégio Estadual Jardim Tiradentes, localizada no bairro de mesmo nome, se justifica pelos bons resultados apresentados pelos colégios militares, que “proporcionam rigoroso padrão de disciplina e qualidade nos serviços prestados”. O parlamentar também afirma que essas instituições alcançaram destaque no Enem.
“A transformação da escola em colégio militar não irá acarretar dispêndio de recursos financeiros para a construção ou adaptação física da unidade. Tendo em vista que funcionarão na estrutura de outra unidade de ensino já previamente construída e em pleno funcionamento no local”, aponta o projeto.
Outro colégio militar
Aparecida conta hoje com três instituições de ensino médio militarizada: Mansões Paraíso, Nader Alves dos Santos e Colina Azul. Esta última foi alvo de polêmica recente, quando pais de estudantes denunciaram excessos por parte da direção.
Na ocasião, o tenente-coronel da Polícia Militar Clécio Teles foi afastado da direção do Colégio Estadual da PM Colina Azul, após vídeos vazados que mostravam estudantes em situações consideradas “extraeducacionais”. Pais de alunos, no entanto, defendem o legado deixado pelo ex-comandante. O próprio ex-diretor diz que “transformou” a unidade educacional, mas saiu por pressões políticas.