CENTRALIZA

Proposta de Rogério Cruz para requalificar Centro de Goiânia chega à Câmara de Vereadores

Prefeito entregou pessoalmente diversos projetos aos vereadores

Rogério Cruz no ato de entrega do programa Centraliza (Foto: Divulgação - Prefeitura de Goiânia)

Depois de discussões que duraram quase dois anos, o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) encaminhou nesta quinta-feira (8), a duas semanas do recesso, o projeto de requalificação do Centro de Goiânia à Câmara de Goiânia.

Nesta sexta-feira (8), o projeto chegou a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e foi encaminhado para parecer da Procuradoria Geral da Câmara. É o procedimento inicial antes que se defina o vereador que irá relatar o texto.

Rogério Cruz foi pessoalmente entregar os projetos ao presidente da Câmara dos Vereadores, Romário Policarpo (PRD) e aos pares. Além da requalificação do centro, o chefe do executivo municipal encaminhou projetos de lei que beneficiam clubes de futebol da capital e a própria Federação Goiana de Futebol (FGF) e o reajuste da data-base para os servidores da Prefeitura.

A proposta da requalificação do Centro, que recebeu o nome Centraliza pelo executivo, dificilmente será votada em tão curto tempo. “É uma proposta que altera todo o centro da capital. Não sabemos as dimensões das mudanças. Acho difícil apreciá-lo em tão pouco tempo”, destaca Romário Policarpo, ao Mais Goiás. 

Como já adiantado pelo Mais Goiás, o projeto prevê obras de infraestrutura, melhorias na iluminação, pavimentação, sinalização, paisagismo, cultura e limpeza urbana, além de incentivos fiscais numa tentativa de atrair novos comerciantes e moradores ao Centro. O portal mostrou que apenas da pandemia para cá, mais de 12 mil empresas fecharam as portas na região.

O Mais Goiás também havia mostrado que mais da metade dos estabelecimentos da Rua do Lazer no Centro da cidade estavam desativados. O Centraliza prevê programas para adoções de vielas e parques do centro da cidade numa tentativa de dar novo impulsionamento cultural à região.

“Após estudos e amplo diálogo com vários segmentos da sociedade, construímos um plano de recuperação urbanística, cultural, social e econômica da Região Central de Goiânia”, destacou o prefeito na na entrega. “Se trata de um verdadeiro plano de transformação local, que irá melhorar a qualidade de vida dos moradores e visitantes da região”, promete.