ELEIÇÕES 2026

Próxima governadora do DF pode ser de Goiânia

Celina Leão tem 46 anos e é administradora; antes de ser vice-governadora, ela atuou como deputada federal pelo PP-DF

Próxima governadora do DF pode ser de Goiânia (Foto: Bruno Peres - Agência Brasil)

A próxima governadora do Distrito Federal pode ser uma mulher natural de Goiânia. Isso, porque Celina Leão (PP), atual vice-governadora do DF, é natural da capital de Goiás e é o nome natural à sucessão.

Nascida em 1977, Celina é a companheira de chapa do governador Ibaneis Rocha (MDB). Ela foi deputada federal pelo DF, além de deputada distrital por dois mandatos consecutivos (2011 a 2019), ocupando a presidência em parte dele.

Ibaneis Rocha tem deixado claro que Celina é sua escolha para sucessão. Quem irá compor a chapa com a goianiense, contudo, ainda não está definido.

Já o governador pode tirar um período de descanso ao término de seu segundo mandato, ou renunciar seis meses antes da eleição para disputar o Senado – na chapa de Celina, claro. As definições devem ocorrer neste próximo ano.

Destaca-se, Leão já esteve a frente do cargo de governadora do DF. Em 2023, quando Ibaneis foi afastado por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, em decorrência dos atos golpistas em Brasília, ela assumiu o governo.

Celina Leão

Natural de Goiânia, Celina Leão tem 46 anos e é administradora. Antes de ser vice-governadora, ela atuou como deputada federal pelo PP-DF.

A parlamentar se licenciou do cargo para assumir a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Distrito Federal em maio de 2020. Em dezembro do mesmo ano, ela reassumiu como deputada.

Em janeiro de 2023, renunciou ao mandato para seguir como vice de Ibaneis.

Celina atuou também como deputada distrital em dois mandatos. De 2011 a 2014, pelo PMN, e, de 2015 a 2018, pelo PDT.

Durante o mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Celina Leão foi uma das organizadoras do Mulheres com Bolsonaro (PL).