Bastidores do Poder

PSD trabalha para assumir Secretaria no governo de Caiado 

O nome dentro do partido mais cotado para ocupar uma pasta é o do presidente estadual da sigla, Vilmar Rocha

Foto: Divulgação

Fora do governo de Ronaldo Caiado (UB) e isento de apoio à administração durante quase todo o primeiro mandato do governo, o PSD trabalha agora para ocupar uma secretaria na próxima gestão. O nome dentro do partido mais cotado para ocupar uma pasta é o do presidente estadual da sigla, Vilmar Rocha. O PSD compôs a coligação de apoio de Caiado durante a eleição e estabeleceu uma proximidade maior com o governador e com seu vice, o presidente do MDB, Daniel Vilela. A favor do PSD tem a sua proximidade com o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva. Caiado vai precisar de representantes dos partidos de centro dentro de seu governo para que tenha diálogo direto com o governo federal e com os próximos ministros. Nesta terça-feira, a equipe de Lula convidou o PSD e o MDB para indicarem nomes para a equipe de transição que atuará em Brasília nos próximos dois meses.

Queridos

Atuais secretários de Caiado, Pedro Salles (Goinfra) e Fátima Gavioli (Educação) são quadros que devem permanecer na próxima gestão.

Os contras

O senador Vanderlan Cardoso não deve assumir o PSD, como queria. A coluna apurou que o senador chegou a ter uma conversa sobre o assunto com Gilberto Kassab. O bolsonarismo de Vanderlan pode tê-lo prejudicado com a cúpula nacional, que deve indicar um nome para algum ministério de Lula.

Ninho

O presidente estadual do PSDB, ex-governador Marconi Perillo, e a presidente do diretório metropolitano, vereadora Aava Santiago, estiveram nesta quarta-feira em Brasília para uma reunião com a cúpula nacional da legenda. Em pauta: as definições em relação à fusão do partido e quem ficará no comando do PSDB nacional.

Um ano

A morte do ex-governador e ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende completou um ano nesta quarta-feira.