Bancada

PSDB domina 31,7% do Plenário da Assembleia Legislativa de Goiás

Janela partidária foi usada por diversos parlamentares no segundo semestre de 2016 e quase dobrou bancada peessedebista

Na eleição de 2014, o PSDB elegeu 7 dos 41 deputados estaduais de Goiás. Hoje, dois anos depois, o partido tucano registra um crescimento de quase o dobro a sua composição política, totalizando 13 parlamentares na bancada, o que representa 31,7% de todo o Plenário.

O fermento tucano ganhou força no segundo semestre de 2016, quando o Congresso promulgou a Emenda Constitucional 91, que disciplinava prazos para que detentores de mandatos eletivos proporcionais (deputados e vereadores) trocassem de partido, em período determinado, sem a perda do mandato.

Em Goiás, a chamada “janela partidária” foi usada pelos deputados Helio de Sousa (então DEM), Carlos Antônio (então SD), Francisco Oliveira (então PHS) e Talles Barreto (então PTB), que optaram pelo PSDB. Vale lembrar que dois suplentes tucanos, Júlio da Retífica e Daniel Messac, foram efetivadas nos cargos em razão da indicação de Valcenôr Braz (PTB) para o Tribunal de Contas dos Municípios e da vitória de Zé Antônio (PTB) para a Prefeitura de Itumbiara.

Da relação de eleitos do PSDB em 2014, contam o atual presidente da Assembleia Legislativa, José Vitti, e os deputados Manoel de Oliveira (1º vice-presidente), Gustavo Sebba (líder da bancada), Iso Moreira, Marquinho Palmerston, Lêda Borges e Nédio Leite.