CONDUÇÃO

Psol Goiás reconduz Cíntia Dias para triênio 2024/2026 neste sábado

Presidente concorreu, em 2022, ao governo de Goiás

PSOL Goiás reconduz Cíntia Dias para triênio 2024/2026 neste sábado (Foto: Rafa Bruger)

O PSOL Goiás dará posse a atual presidente, Cíntia Dias, para mais um triênio (2024/2026) neste sábado (18). O evento ocorre em Goiânia, na sede do partido (Rua Guimarães Natal Quadra 920 Lote 17 N 67, setor Jardim Moema), às 15h.

Corrente de Cíntia, o Canto da Primavera teve 90% dos votos para a composição da Direção Executiva no Congresso Estadual da sigla em eleições internas nos dias 9 e 10 de setembro. Os outros 10%, dos demais grupos, também terão representantes nas executivas. São 30 diretórios municipais em Goiás.

A pessolista, que disputou o governo em 2022 e teve 0,56% dos votos, deve concorrer à Câmara Municipal de Goiânia, em 2024. Ao Mais Goiás, ela afirmou que o partido vai apostar em chapas femininas e que tem trabalhado para trazer as mulheres, os LGBTQIAPN+, os negros, quilombolas e os povos originários nas eleições municipais.

Ainda sobre a capital, de acordo com a mandatária, a legenda “vai romper o jejum”. Desde 2012, com a eleição de Elias Vaz – hoje secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça e filiado ao PSB –, a sigla não conquista uma cadeira na Câmara dos Vereadores. Em 2020, por menos de 500 votos o partido ficou sem representação com Fabrício Rosa – que hoje está nos quadros petistas.

Cíntia avalia que o partido pode montar uma chapa forte para a eleição proporcional não só em Goiânia, mas Anápolis e Aparecida. O partido hoje está federado com a Rede Sustentabilidade. A socióloga acredita que a dobradinha tem potencial para chegar competitiva em 2024.

“Nossas principais líderes são mulheres. Temos bons nomes na Região Metropolitana e estamos trabalhando para fortalecer a presença feminina nesses espaços. Teremos nomes fortes [também] em Goiandira, Caldas Novas, Pirenópolis, Quirinópolis e nas cidades do Entorno”, pontuou.

Segundo mandato

Sobre o novo mandato, Cíntia pontua que este será pautado por um novo ciclo de diálogo entre os partidos da esquerda, mas com foco na representatividade do partido em Goiás e nas críticas que devem ser feitas pela sigla, oposição ao governador Ronaldo Caiado (União Brasil), e aos prefeitos de Goiânia, Anápolis e Aparecida de Goiânia. No triênio, ela conduzirá a legenda nas eleições municipais de 2024 e de 2026.