PSOL terá como tema de campanha em Goiânia “Vidas Acima dos Lucros”
Hemanuelle Jacob é pré-candidata a prefeita da capital pelo partido
O PSOL pretende apresentar o tema “Vidas Acima dos Lucros” como um dos principais assuntos na campanha eleitoral em Goiânia. A pré-candidata pelo partido, Hemanuelle Jacob lamenta por fazer campanha em um ambiente inseguro, com pessoas morrendo pela Covid-19. Ela explica que o tema a ser destacado vai além da pandemia do novo coronavírus.
Hemanuelle relatou que no dia a dia da população, há várias situações em que os lucros estão acima da vidas das pessoas. Ela cita como exemplo, os constantes problemas no transporte coletivo, em que houve um agravamento durante a pandemia, devido ao risco de proliferação da Covid-19.
Para Hemanuelle, o transporte seria uma situação a ser melhor gerida pelo poder público, que na avaliação dela acaba negligenciando em detrimento de um serviço de qualidade ao cidadão. Ela defende a municipalização do sistema.
[olho author=””]Essa questão Vidas Acima dos Lucros não está apenas relacionada coma pandemia, que a gente acha que a prefeitura neste momento errou, e desde o início vem errando. Além da pandemia, nós temos algumas prioridades que refletem essa questão das Vidas Acima dos Lucros. É preciso ter coragem para enfrentar, por exemplo, os acordos da prefeitura com as empresas de ônibus. A nossa proposta é de municipalização do transporte coletivo.[/olho]
Para a pré-candidata, a privatização não resolve uma série de problemas. Além disso, as empresas acabam visando números, como redução de custos, lucros, em detrimento de uma melhor prestação de serviços.
[olho author=””]A gente entende que a privatização dos serviços públicos não é uma questão que traz benefício para a população, uma vez que as empresas particulares visam os lucros e não benefícios aos usuários. Hoje as empresas recebem por passagem, ou seja, quanto mais passageiros tiver é melhor pra elas, e isso quanto mais ônibus lotados melhor.[/olho]
Conselhos Populares
Outra proposta a ser apresentada na campanha é a instituição de comitês regionais para definição de políticas públicas a serem implantadas, com orçamento participativo. A ideia é que temas sejam construídos nestes grupos a serem montados em diferentes regiões da cidades, para que depois possam ser tocados.
“Todas as propostas que vamos tocar está relacionada com os conselhos populares, inclusive com os projetos que nós vamos mandar para a Câmara Municipal, depois que a população tiver participado”, explicou.