PRIMEIRO ESCALÃO

PT não assumirá Educação em Aparecida de Goiânia e Vilmar Mariano deve prestigiar Gustavo Mendanha

Na dança das cadeiras de Aparecida, prefeito busca prestigiar antecessor no cargo

Vilmar Mariano ao lado de Gustavo Mendanha (Foto: Rodrigo Estrela/Divulgação)

Apesar do desejo do PT em ter mais espaços no primeiro escalão da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, indicando um nome para a Educação, não será agora que isso acontecerá. De acordo com apuração feita pelo Mais Goiás, o cargo deverá ficar a priori, sob comando da indicação do deputado federal Alcides Ribeiro (PL). Caso haja um rompimento – considero iminente – o prefeito Vilmar Mariano (Patriota) deve prestigiar a nomeação de algum integrante do grupo do ex-prefeito Gustavo Mendanha.

A tendência é que o professor Divino Gustavo permaneça no cargo. Aliados do prefeito Vilmar Mariano acreditam que ele e o secretário de Relações Institucionais, Cláudio Heverson, possam demover a ideia do professor Alcides em manter sua pré-candidatura a Cidade Administrativa, em 2024. O portal já mostrou movimentações do deputado federal em disputar o pleito.

Se não houver o rompimento, Divino deve continuar no cargo. A avaliação é que tem feito um bom trabalho e não haverá espaços para mudanças. Nos bastidores, no entanto, especula-se uma indicação do PT para o lugar, caso haja algum rompimento. A leitura é de que a nomeação de um petista na pasta poderia ser positiva, afinal de contas o Ministério da Educação é tocado pelo ministro Camilo Santana, do PT.

Vilmar Mariano, no entanto, foi aconselhado a prestigiar o ex-prefeito Gustavo Mendanha, que também está no caminho de volta ao MDB. Afastados desde a eleição em 2022, ambos vêm se aproximando ao longo das últimas semanas. O ex-prefeito, inclusive, promete ajudá-lo a catapultar seu nome, de olho no projeto de reeleição em 2024.