ELEIÇÃO 2022

“Quanto mais, melhor”, diz Delegado Waldir sobre candidatos avulsos ao Senado em Goiás

Com possibilidade de candidaturas avulsas, Goiás deve cinco ou mais nomes

Caiado convida Delegado Waldir para assumir Detran-GO (Foto: Divulgação - Câmara Federal)

O deputado federal delegado Waldir (União Brasil), que se apresenta como pré-candidato ao Senado, defende a tese de que o debate eleitoral se enriquecerá com a oficialização de candidaturas avulsas a senador. Ele próprio pretende se apresentar ao eleitor dessa maneira, sabendo que a base aliada ao governador Ronaldo Caiado tem muitos pré-candidatos para apenas uma vaga. “Quanto mais candidatos, melhor”, diz Waldir.

O deputado foi o autor de uma consulta ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a possibilidade de os partidos apresentarem nomes avulsos na disputa. O TSE já deu parecer favorável.

“As candidaturas avulsas estão autorizadas, como estiveram em 2010 e 2014”, lembra. Waldir diz ainda que trabalha desde 2018 para participar dessa disputa. “Não é um candidatura imposta. Serei candidato se o povo goiano quiser, se estiver bem nas pesquisas.”

Ainda sobre o alto número de candidaturas que podem surgir ao Senado, Waldir diz que isso representa mais oportunidades para o eleitor. “A democracia fica fortalecida. E para mim não tem problema, pois não escolho adversário. Tenho meus eleitores fiéis, fui duas vezes o deputado federal mais votado de Goiás”, afirma.

Wilder Morais

Um dos pré-candidatos que já possui chapa é Wilder Morais (PL). Neste momento, ele é tido como nome ao Senado do pré-candidato governo major Vitor Hugo (PL).

Para Waldir, embora Wilder esteja em uma chapa adversária, ele também é alinhado com o governador. “Wilder acompanha Vitor Hugo, mas é parceiro de Caiado”, diz o deputado federal.

Outros pré-candidatos ao Senado são o deputado federal João Campos (Republicanos), Alexandre Baldy (PP) e Luiz do Carmo (PSC). Outros possíveis nomes são: Zacharias Calil (União Brasil), Lissauer Vieira (PSD), Leonardo Rizzo (Novo) e Marconi Perillo (PSDB).