Quarentena do coronavírus obriga partidos a suspender atividades
Até o próximo dia 3 está aberta a janela partidária, período em que vereadores podem…
Até o próximo dia 3 está aberta a janela partidária, período em que vereadores podem mudar de partido sem que percam mandato. Esta janela faz parte do calendário eleitoral deste ano. Com a pandemia do coronavírus, vários partidos estão tendo que mudar ações que estavam previstas, para evitar aglomeração de pessoas – situação bastante comum em atividades políticas.
Integrantes de algumas legendas estão optando por realizar ações em ambientes digitais, como alternativa às medidas de contenção do contágio pelo novo coronavírus. No PDT, o pré-candidato a prefeito de Goiânia e presidente municipal do partido, Paulinho Graus, informa que buscou alternativas para atender lideranças. “Estou tratando da pré-candidatura por meio de videoconferência, telefone, redes sociais. Presença física, apenas se for de forma individual no nosso escritório”, avaliou o vereador.
O diretório metropolitano do MDB preparava atos públicos de filiação de vereadores no escritório político do prefeito Iris Rezende, na Avenida T-9, no Setor Marista, em Goiânia. O MDB passou a contar com três vereadores: Carlin Café, Kleybe Morais e Anselmo Pereira. A intenção era fazer um evento público, mas, devido à pandemia do coronavírus, não há previsão de atividades públicas com os recém chegados de outras legendas, apenas o protocolo oficial junto à Justiça Eleitoral.
A pré-candidata a prefeita de Goiânia pelo PL, Dra Cristina, pretendia fazer na última semana ato público de filiação ao partido. A vereadora está de saída do PSDB. Ela relatou que precauções foram tomadas e houve a decisão de adiar evento com a participação popular para o mês de abril, ainda sem data oficializada, a depender da evolução dos fatos. Ela explicou a reportagem que serão cumpridas as formalidades exigidas pela Justiça Eleitoral, durante o período de janela partidária. “Vamos cumprir as formalidades. Mas vamos deixar o evento público, provavelmente para o mês de abril”, explicou.
A Executiva Estadual do PT em Goiás, por unanimidade, resolveu suspender a realização dos Encontros Regionais marcados. O partido havia estabelecido um calendário com 27 encontros distribuídos em 2 meses, dos quais 10 já foram realizados. A medida visa colaborar com a prevenção à propagação do coronavírus. O PT em Goiânia tem como pré-candidata, a deputada estadual, Adriana Accorsi.
O Avante também anunciou medidas. Em vídeo divulgado nas redes sociais, o presidente estadual, Thialu Guiotti, declarou que o partido vai cancelar todos os eventos agendados até o momento. “Tínhamos 28 eventos marcados, alguns que contariam com mais de mil pessoas e resolvemos adiar para depois da quarentena”, relatou.
Outra mudança foi feita pelo PSB, no final de semana passado, foi realizado congresso estadual do partido, em que haveria uma série de atos público, entre eles o anúncio oficial da pré-candidatura do deputado federal, Elias Vaz a prefeitura de Goiânia. O partido acabou realizando somente a eleição do diretório estadual. Elias Vaz foi mantido presidente da legenda em Goiás, por mais três anos.
Calendário eleitoral
Apesar de a pandemia do coronavírus, ter afetado o funcionamento de diversos setores, não há previsão de alteração no calendário para as eleições municipais deste ano, em outubro, pelo menos por enquanto, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mas no Congresso Nacional, há movimentos de parlamentares para pedir o adiamento do pleito.
A presidente do TSE ministra Rosa Weber determinou o adiamento das eleições suplementares para o cargo de senado, no estado de Mato Grosso. O pleito aconteceria no dia 26 de abril, para ocupar a vaga da senadora Juíza Arruda (Podemos) que teve o mandato cassado.