Eleições 2016

Quatro municípios goianos tem apenas um candidato a prefeito

Candidatos que tiverem candidatura homologada nas cidades de Moiporá, Mutunópolis, São João da Paraúna e Vianópolis serão eleitos automaticamente

Levantamento realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) revela que quatro municípios goianos tem apenas um candidato a prefeito. Nas cidades de Moiporá, Mutunópolis, São João da Paraúna e Vianópolis, o candidato que tiver a candidatura homologada e disputar a eleição já será o primeiro prefeito eleito em 2016.

Os dados ainda mostram que, em Goiás, 116 prefeituras serão disputadas por dois candidatos. O Estado ainda terá 80 municípios com três candidatos e 30 com até quatro.

De acordo com a entidade municipalista, o levantamento foi realizado com as bases de candidatos disponibilizadas pelo TSE na última segunda-feira (22). A CNM afirma que foram realizados cálculos e estatísticas levando em conta os candidatos ao cargo de prefeito, sendo que os dados serão processados e deferidos pelo TSE. As convenções partidárias ocorridas em julho definiram os candidatos a prefeito e vereadores para as eleições municipais deste ano. Foram registrados 16.297 candidatos a prefeitos.

De acordo com o presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM) e representante da CNM na região Centro-Oeste, Divino Alexandre da Silva, as eleições municipais têm um caráter especial, uma vez que os gestores municipais estão próximos ao cotidiano da população. “É o momento em que o povo participa para a decisão política do seu município, consciente de seu papel e da importância de cobrar resultados da administração pública. Assim, todos contribuem para o desenvolvimento socioeconômico local”, avalia Divino.

Dados

Os dados apresentados pela CNM são preliminares e estão sujeitas às alterações do TSE. A entidade municipalista optou por utilizar as candidaturas deferidas ou aguardando julgamento, retirando da análise as que estão com situação indeferida, renúncias e falecimentos. Portanto, os dados podem apresentar divergências em relação aos divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral.