Eleições 2020

Rafael Gouveia é, mais uma vez, o pré-candidato a prefeito de Goiânia do Progressistas

Deputado estadual garante que partido sempre teve o interesse em lançar candidatura na capital

Progressistas anuncia apoio à pré-candidatura de Vanderlan em Goiânia

Com a possível saída do senador Vanderlan Cardoso do Progressistas, o presidente metropolitano da sigla, deputado estadual Rafael Gouveia, que já era ventilado para a corrida eleitoral, volta a aparecer como pré-candidato à prefeitura de Goiânia. “Uma coisa que sempre tivemos certeza é que o progressistas teria candidato próprio na capital”, destacou o parlamentar estadual. “Com essa migração do Vanderlan, que era a nossa prioridade, o partido entendeu por oficializar a minha pré-candidatura.”

De acordo com Gouveia, em breve a sigla deve fazer um evento oficial de lançamento da pré-candidatura dele. “Desde que assumi à presidência do Progressistas, sempre tivemos a certeza que o Progressistas teria candidato próprio, uma vez que é um partido com cerca de 30 prefeitos em Goiás e o terceiro maior do País. E na capital ele poderia ser coadjuvante.”

Acerca da chapa de vereadores, Rafael afirma que o intuito é formatar uma que tenha condições de eleger de três a quatro vereadores. “Vamos montar uma chapa muito competitiva.” Inclusive, ele afirma que já foram iniciados os diálogos para tratar da próxima gestão da capital.

Sai ou fica?

Rafael informou ao Mais Goiás nesta segunda-feira (17) que a saída de Vanderlan Cardoso já foi conversada com o presidente estadual da legenda, Alexandre Baldy. Porém, no último dia 15 de janeiro, o senador conversou com o Blog Poder em Jogo e afirmou estar animado em tentar a prefeitura de Goiânia mais uma vez. Para isso, ele teria dito ainda pretender ficar no progressistas.

“Inicialmente não pretendo deixar o PP. Mas quero conversar com o presidente estadual, Alexandre Baldy, e com o presidente nacional, Ciro Nogueira. Preciso de garantias para as minhas bases no interior”, disse à época. Porém, informações de bastidores sugerem que essa suposta permanência já teria sido descartada.

Acerca da saída, o PSD seria a escolha de Vanderlan. O deputado federal Francisco Jr. (PSD), inclusive, teria feito o convite. “Eu fui o primeiro a convidar o senador Vanderlan para se filiar ao PSD. Eu entendo que ele tem grandes qualidades, disputou as eleições passadas, hoje senador com uma boa votação na cidade Goiânia… É um player importante e com certeza, se não for candidato, será o maior cabo eleitoral nas próximas eleições.”

Francisco, que é também pré-candidato ao paço de Goiânia, chegou a dizer que Vanderlan também poderia ser o candidato. “Gostaria muito de ter o apoio dele, mas se lá na frente entendermos que ele está mais bem posicionado e deve ser o candidato a prefeito, então terá meu apoio e todo meu engajamento na campanha, sem nenhuma dificuldade.”