Cultura

Raquel Teixeira apresenta Plano de Governo aos representantes do setor cultural

“Hoje temos um conjunto de equipamentos culturais muito importantes. Poucos estados têm os espaços culturais que nós temos”, disse Raquel

A professora Raquel Teixeira, ex-secretária de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce) e candidata a vice-governadora da Coligação Goiás Avança Mais, participou de um encontro com representantes de todas as áreas da cultura do Estado, nesta quinta-feira (20), no auditório do Plaza Inn Augustus Hotel, em Goiânia. Em nome de Zé Eliton, governador e candidato à reeleição, Raquel Teixeira apresentou as propostas para promover novos avanços para o setor cultural em Goiás.

No auditório estavam personalidades como os cantores Fernando Perillo e Cláudia Vieira, o musico Xexéu. o ator Maury de Castro, o artista plástico Di Magalhaes, além de representantes do cenário alternativo musical, da literatura, das artes cênicas e plásticas, da cultura popular, da Orquestra Filarmônica de Goiás e do Instituto de Educação em Artes Professor Gustav Ritter, das Quadrilhas Juninas de Goiás, dos Grupos de Congo, das Bandas e Fanfarras. Do interior, vieram grupos de artistas e comitivas de secretários municipais de Educação e Cultura e de prefeitos. Também esteve presente o secretário de Educação, Cultura e Esporte, Flávio Peixoto.

Na abertura do encontro, a professora, escritora e ex-reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Maria do Rosário Cassimiro, que representou o Conselho Estadual de Educação e a Academia Goiana de Letras, falou da importância que a cultura alcançou no governo de Marconi Perillo e de Zé Eliton. “Com apoio total desses governos, nós temos conseguido progredir muito e até ultrapassar as barreiras, ou as barrancas, do Rio Paranaíba. Nossa cultura está chegando por todo o Brasil”, salientou.

Prefeita de Bela Vista, Nárcia Kelly falou em nome dos prefeitos e secretários municipais presentes e ressaltou a gratidão. “Eu aprendi desde pequena a não cuspir no prato que a gente comeu, a ter gratidão no coração e a valorizar as pessoas que nos dão as mãos nos momentos difíceis”, disse, lembrando ações e obras do governo Marconi Perillo e Zé Eliton, como o programa Bolsa Universitária, que já beneficiou mais de 250 mil jovens.

“Eu tenho orgulho de dizer que estou na política, mas que sou advogada e fui bolsista da OVG, que fez toda a diferença na minha vida. Conheço vários jovens goianos que não teriam condição de ter acesso ao ensino superior se não fosse a ousadia do governador Marconi e do Zé Eliton”, contou a prefeita. “Agora a professora Raquel e Zé Eliton vem com a proposta que eu fiquei encantada: o Estado vai custear mestrado para os professores da Educação. Isso é muito bom. Isso é investimento ainda maior na Educação do Estado de Goiás”, enfatizou.

Amor pela cultura
O secretário Flávio Peixoto, da Seduce, definiu as eleições de 2018 como um momento histórico para os goianos. “Pela primeira vez em Goiás, nós temos uma pessoa que representa com o coração a Educação e a Cultura. É uma oportunidade única. Nós temos na chapa majoritária como vice-governadora a professora Raquel”, apontou.

Flávio explicou que o fato de a professora Raquel Teixeira estar no centro do poder fará grande diferença. “Olha, quem tem experiência na vida pública sabe a importância que tem alguém que pensa, dorme e levanta pensando na Educação e na Cultura”, ressalta.