Interação

“Redes sociais permitem que governo se comunique diretamente com o cidadão”, diz Marconi

No quadro Governador Responde, Marconi agradece novamente os 150 mil seguidores alcançados no Facebook

O governador Marconi Perillo reservou parte de sua movimentada agenda administrativa nesta sexta-feira (5/8) para, no quadro Governador Responde, prestar contas do andamento das ações e programas de governo para os internautas. Marconi aproveitou a oportunidade para agradecer novamente aos seus mais de 150 mil seguidores no Facebook, e afirmou que “as redes sociais revolucionaram o mundo” porque quebraram as barreiras entre as pessoas e, no caso dos governos, permitem “a comunicação direta com o cidadão”.

Importância das Redes Sociais
As redes sociais revolucionaram o mundo. Colocaram a comunicação muito perto das pessoas. Todos agora podem debater assuntos locais e o que acontece também nos Estados Unidos, União Européia e no Oriente Médio. É claro que existem muitas pessoas que as usam para o mal, mas as redes são um bem que a tecnologia trouxe à humanidade. Eu acompanho sempre as redes. Elas são uma maneira que nós encontramos, ainda em 2009, para termos uma interação maior com as pessoas e um debate mais franco e mais direto. O fato de já termos uma presença forte na internet se deve o valor que nos damos à ferramenta e à comunicação.  As redes permitem que governo se comunique diretamente com o cidadão.

Planos para o segundo semestre
Nós estamos saindo de uma crise. As pessoas ainda estão com dificuldades. Mas, de qualquer maneira, se compararmos Goiás com os demais Estados, nós estamos bem na frente. Uma evidência disso é o saldo de empregos no 1° semestre. Apenas dois Estados brasileiros tiveram o saldo positivo, Goiás e Mato Grosso. Nós tivemos 16 mil empregos a mais. Todos os outros 25 Estados brasileiros tiveram desemprego, ou seja, um saldo negativo. A outra evidência é o nosso saldo de exportação. A balança comercial nossa foi positiva. Este ano iremos bater todos os recordes de exportação aqui no Estado de Goiás. Outro dado é o crescimento do PIB, que é bem melhor que o do Brasil. E também o desempenho do Governo do Estado. Nós estamos equilibrando definitivamente as finanças, fizemos um equilíbrio fiscal. E, o próximo passo agora, para o 2° semestre, é investimento. Nós estamos fazendo alguns investimentos de acordo com os recursos que temos. Para os próximos dois anos, vamos investir muito mais em infraestrutura e também no social.

Obras
Nós estamos concluindo a duplicação para Bela Vista. Estamos com a duplicação entre Nerópolis e a Belém-Brasília em andamento. Estamos com as obras da duplicação entre Goiânia e a Cidade de Goiás também em andamento. As obras entre Morrinhos e Caldas Novas também em andamento. Temos também os Centros de Apoio Socioeducativos em construção, alguns já bem adiantados. Estamos retomando a conclusão do Centro de Convenções de Anápolis. O Aeroporto de Cargas está sendo concluído – a pista já está pronta e agora vamos tocar o restante. Vamos inaugurar na próxima segunda-feira o Centro de Excelência de Esporte, que ficou belíssimo. O nosso trabalho na reconstrução das rodovias está muito forte. Isso representa grandes investimentos, apesar da crise vivida pelo Brasil nos últimos dois anos.

Destaque em Goiás na geração de empregos
Tomamos medidas muito fortes na contenção de gastos por parte do governo. Tivemos uma execução orçamentária agora favorável, porque gastamos muito menos do que está no orçamento. Isso é bom para a Saúde financeira do Estado. Segundo, porque o governo continua atraindo empresas e indústrias e estimulando a nossa economia através dos incentivos fiscais e de programas que garantem a competitividade dos produtos que produzimos aqui. O programa Goiás Mais Competitivo já está conseguindo os primeiros resultados. À medida que se consegue um ambiente de competitividade, se consegue também ampliar o interesse de empresas de fora para virem para cá e ao mesmo tempo estimular as que já estão aqui. Temos também o Inova Goiás que tem esse objetivo.