Datafolha

Rejeição a Temer se mantém estável em 71%

O governo Michel Temer sofre rejeição de 71% da população brasileira. Apesar do alto índice,…

O governo Michel Temer sofre rejeição de 71% da população brasileira. Apesar do alto índice, o número oscilou negativamente pela primeira vez desde que o Datafolha passou a avaliar a aceitação do presidente, em julho do ano passado.

De setembro para cá, a rejeição caiu em dois pontos percentuais, dentro da margem de erro. Enquanto isso, 23% consideram o governo regular, contra 20% da última pesquisa. Os que consideram a administração boa ou ótima continuam sendo 5%.

Os dados indicam também que a população considera Temer pior que sua antecessora, Dilma Rousseff (PT). Esse é o caso de 62% dos opinantes da última análise, contra 40% de setembro. Apenas 13% acreditam que a gestão de Temer é melhor, contra 21% de antes, e 23% acham que o desempenho é igual, contra 34% da pesquisa anterior.

O estudo revela ainda que o brasileiro está pessimista quanto à economia. 50% acreditam que o desemprego vai aumentar, enquanto 31% consideram perder o emprego a coisa que mais lhe dá medo.

Apenas 19% da população acredita que haverá alguma melhoria em seu poder de compra. 37% esperam que a economia permaneça como está pelos próximos seis meses; 32% acreditam que deve piorar e 27% têm esperanças de melhoria.