Após troca de comando, Republicanos caminha para pacificação com Rogério
Declaração da presidente municipal do Republicanos acontece após semana desgastante no partido em Goiás que culminou na mudança da direção estadual
A presidente Republicanos em Goiânia, vereadora Sabrina Garcez, garantiu ao Mais Goiás nesta terça-feira (26/09) que seu partido sempre deu tranquilidade para que o prefeito Rogério Cruz pudesse tocar com “tranquilidade” o processo de gestão frente a capital, além do seu projeto de reeleição nas eleições de 2024. A declaração foi dada após o deputado federal Marcos Pereira, presidente nacional da legenda, decidir trocar o comando estadual da agremiação.
Ao Mais Goiás, Sabrina revelou que teve uma conversa na manhã desta terça-feira (26) com Rogério Cruz e a pacificação entre o comando municipal, estadual e nacional do Republicanos foi alinhada. “A conversa com o prefeito foi justamente para encontrar o melhor caminho. Tanto do partido municipal, estadual e nacional. As três esferas precisam caminhar para o mesmo sentido”, destacou.
Chegou-se ao consenso de que todos deveriam trabalhar no fortalecimento do Republicanos em Goiânia. “O partido só tem dois vereadores. Precisamos aumentar nossa base, inclusive nosso número de pré-candidatos”, destacou Garcez. “O Rogério teve a disposição de dialogar com a gente mostrando essa intermediação e o cenário de Goiânia com a necessidade do fortalecimento do partido”, salientou.
Questionada pela reportagem se o prefeito indicou novas composições no primeiro escalão da Prefeitura, Sabrina indicou que podem haver novidades. “Ele quer o Republicanos mais próximo e que temos bons quadros que podem ocupar espaços na Prefeitura. Vamos manter o diálogo. Não há nada definido. Não tem espaço específico, mas o prefeito demonstrou a possibilidade de novos nomes do partido integrarem a sua equipe”, pontuou.
O prefeito de Anápolis, Roberto Naves, que deixou o Progressistas na semana passada, assumiu a presidência estadual do partido em lugar do ex-prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango. A troca acontece após uma turbulenta semana com direito a uma série de ruídos e ameaças do comando estadual do partido ao prefeito Rogério Cruz.
Hildo chegou a colocar o apoio partidário a Rogério Cruz em xeque após se sentir desprestigiado na reforma administrativa anunciada pelo republicano na última terça-feira (19). O chefe do executivo municipal minimizou a crise, disse que seu diálogo era com o presidente nacional da legenda e ainda colocou lenha na fogueira ao declarar que Candango só conversava com ele para pedir cargos.
Sabrina destacou que teve uma conversa telefônica com Roberto Naves nesta terça-feira, mas que uma reunião deve acontecer nos próximos dias onde detalhes da gestão do partido devem ser pontuados. A vereadora, no entanto, descartou que o Republicanos tivesse sendo tocado sob interferências do chamado Grupo de Brasília.
“O presidente Marcos Pereira deu ampla autonomia para o partido em Goiânia conduzir o partido municipal, assim como ele deu autonomia para o estadual conduzir a política partidária. O que precisamos é a necessidade de diálogo constante. Assim como tinhamos com o Hildo, vamos manter o diálogo com o Roberto. Não existem interferências do Grupo de Brasília no diretório municipal e estadual na condução do partido”, pontuou.