Lira declara apoio a Hugo Motta para presidência da Câmara dos Deputados
As eleições para a presidência da Câmara ocorrem em fevereiro do ano que vem
O Republicanos lançou a candidatura do deputado federal Hugo Motta (PB) para a presidência da Câmara, nesta terça-feira (29). Presidente nacional da legenda, o também deputado Marcos Pereira (SP) abriu mão de sua pré-candidatura e fez o anúncio do colega na sede do partido, em Brasília.
Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) declarou apoio a Motta, mais cedo. Confira a fala:
“No caso, e como todos sabem, Elmar Nascimento e Antônio Brito, mais do que colegas de Parlamento, são verdadeiros amigos de vida. Com eles, tal como com todos os parlamentares, mantive diálogo aberto, franco e, sobretudo, leal, e a todos fiz apenas um único pedido: viabilizem-se junto às deputadas e aos deputados, pois sem convergência, não há governabilidade. E sem governabilidade, sofre o País. Sofre a população. E depois de muito conversar e sobretudo de ouvir, estou convicto de que o candidato com maiores condições políticas de construir convergências no Parlamento é o deputado Hugo Motta, nome que demonstrou capacidade de aliar polos aparentemente antagônicos com diálogo, leveza e altivez.”
As eleições para a presidência da Câmara ocorrem em fevereiro do ano que vem.
O Republicanos tem 44 deputados, atualmente. Além disso, Motta já teria garantido apoio do PP e trabalha por PL, MDB e PT. O presidente do partido de Bolsonaro (PL), Valdemar da Costa Neto, teria condicionado a situação ao comprometimento da PEC da Anistia, para perdoar os envolvidos no 8 de janeiro de 2023.
Motta já disse que os atos golpistas do 8 de janeiro foram um “episódio triste”. Contudo, afirmou que “não é possível permitir que injustiças sejam cometidas com pessoas que receberam condenações acima daquilo que seriam justas”.