Rodney Miranda é convocado à Alego para falar sobre “falta de delegados”
Secretário de Segurança Pública será ouvido a partir das 13h desta terça (8). Deputado afirma que, das 246 cidades do estado, 176 têm déficit de delegados
O secretário da Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda, foi convocado a prestar esclarecimentos sobre uma alegada falta de delegados no Estado nesta terça-feira (8). Ele será ouvido na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), inclusive sobre a decisão de não convocar 100 candidatos aprovados no último concurso público para o cargo.
O pedido foi feito pelo o deputado estadual delegado Humberto Teófilo (PSL), e referendado pelo presidente da Comissão de Segurança Pública da casa, delegado Eduardo Prado (DC). Eles argumentam que há falta de delegados para atuar em várias cidades goianas. O parlamentar ressalta que, em Goiás, 70% dos municípios não possuem delegados titulares.
Das 246 cidades do estado, 176 têm esse déficit, segundo números apresentados pelo parlamentar. No total, 22 delegados chegam a acumular até sete municípios como área de atuação, contrariando a Lei Estadual 16.901/10, que proíbe o acúmulo de mais de duas comarcas além da titular.
“Também queremos saber o motivo de contratação de temporários no sistema prisional enquanto há um concurso público ainda em vigência. Além disso, também há decisões judiciais que determinam o chamamento”, afirmou Humberto Teófilo ao Mais Goiás.
Eduardo Prado diz que também quer saber sobre a promoção de policiais, que ainda não avançou. “O regimento é bem claro que o convocado deve responder apenas a perguntas ligadas ao tema da convocação, não sendo obrigado a responder outras questões”, aponta o parlamentar.
A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) para comentar o caso e confrontar os números expostos pelo deputado, mas ainda não obteve resposta. O canal continua aberto para a livre manifestação.