BASTIDORES DO PODER

Rodney Miranda e Ismael Alexandrino vão deixar governo até abril para se candidatarem a deputado federal

O presidente da Goinfra e da Agehab, Pedro Sales, era também um dos auxiliares que trabalhou internamente para sair candidato, mas, segundo governistas, foi barrado pelo governador

“Constituição é largamente usada por quem comete crimes”, diz ex-secretário de Segurança Rodney Miranda (Foto: reprodução/Internet)

Dois secretários da linha de frente do governo de Ronaldo Caiado (DEM), Ismael Alexandrino (Saúde) e Rodney Miranda (Segurança), vão sair da administração até o dia 2 de abril para se candidatarem a deputado federal. A coluna apurou que Rodney já conversou com Caiado sobre a sua saída da secretaria para disputar as eleições, mas ainda não há definição sobre o nome que vai substituí-lo. Ismael aguarda uma última conversa com o democrata para discutir qual o melhor partido para se filiar. O presidente da Goinfra e da Agehab, Pedro Sales, era também um dos auxiliares que trabalhou internamente para sair candidato, mas, segundo governistas, foi barrado pelo governador sob o argumento de que precisa ter pessoas de sua confiança dentro do governo durante o período eleitoral e de que há entregas importantes das pastas que estão em seu comando para serem feitas nos próximos meses.

Opções

Ismael já teria conversado com a cúpula de União Brasil, PP, Cidadania, Republicanos e MDB. Mas governistas apostam que há uma predileção de Ismael pelo MDB. Apesar de o partido de Daniel Vilela não ter mandatário, trabalha para filiar os já deputados José Nelto, José Mário Schreiner, Lucas Vergilio e Célio Silveira.

Impasse

Rodney Miranda é filiado ao Republicanos e suplente de deputado federal pelo Espírito Santo. Mas ele deve mudar de partido porque ainda não há uma definição do Republicanos em Goiás se apoiará a candidatura à reeleição do governador Ronaldo Caiado ou se caminhará com Gustavo Mendanha.

Campanha

Caiado começou a conversar com os presidentes de partido que compõem sua base para definir as chapas que disputarão as eleições. O governador vai se reunir com um por um nos próximos dias. Além dos nomes que vão para o pleito, o governador terá a missão também de abrigar aliados políticos nas mudanças de secretariado.

Upgrade

O prefeito Rogério Cruz não descarta mudar outros secretários de sua gestão nos próximos dias. Na semana passada, o republicano nomeou o jornalista Tony Carlo para a Secom. O intuito com a mudança é melhorar a imagem da administração municipal e o relacionamento com a imprensa.

Direita conservadora

O deputado federal Major Vitor Hugo divulgou um vídeo, em suas redes sociais, reafirmando sua pré-candidatura ao governo de Goiás. “Para que todos saibam que existam outras opções para além das que estão postas, que não vão representam a direita conservadora.”