PANDEMIA

Rogério Cruz se reúne com secretariado para debater prorrogação do lockdown

O gestor sofre pressões de diversos segmentos para rever fechamentos, ou pelo menos haver flexibilizações

Rogério Cruz (Foto: Jucimar de Sousa / Mais Goiás)

O prefeito Rogério Cruz (Republicanos) deve se reunir nesta sexta-feira (12) com secretariado e técnicos para debater a prorrogação ou não do decreto que estabelece lockdown e medidas de combate à Covid-19 em Goiânia para os próximos sete dias. A ideia é antecipar as eventuais mudanças. O cenário da pandemia na capital ainda é considerado grave pela área técnica com a rede municipal de Saúde próxima do colapso. Em alguns momentos, a ocupação de leitos chegou a ficar em 100%.

O gestor sofre pressões de diversos segmentos para rever fechamentos, ou pelo menos conceder flexibilizações, como a possibilidade de retirada de alimentos em bares e restaurantes. No último decreto, esse tipo de estabelecimento só poderia funcionar através de delivery. No entanto, o Paço Municipal está cauteloso.

O Ministério Público de Goiás já se manifestou contra aberturas que podem gerar risco de colapso na saúde. Uma delas é dos cultos, missas e encontros religiosos, que foi permitida em 10% de capacidade a partir do decreto publicado no dia 7 de março. O MP-GO já acionou a Justiça para questionar o funcionamento de templos.

A própria Saúde municipal alerta que nos últimos dias as solicitações de internações de pacientes vítimas da covid-19 cresceram 50%, comparado com 14 dias anteriores.