Rogério detalha à comitiva de Moçambique o desempenho de Goiânia no transporte coletivo e na regularização fundiária
Prefeito destaca Goiânia como referência em qualidade de vida e diz resolver gargalos históricos da cidade, como a conclusão do BRT
O prefeito Rogério apresentou nesta terça-feira (9/7) à comitiva de Moçambique o desempenho positivo da cidade na modernização do transporte coletivo metropolitano e na regularização fundiária. O encontro, fruto de uma agenda tratada com a administração municipal por cerca de oito meses, reforça a cooperação internacional e a troca de experiências entre os dois territórios.
No setor de mobilidade urbana, Rogério destacou a importância do transporte coletivo eficiente e sustentável. No modelo de Goiânia, o prefeito destacou o subsídio de R$ 21 milhões ao mês para viabilizar a modernização do sistema e manter a tarifa a R$ 4,30, além do uso de tecnologia de ponta. “Em Moçambique, a tecnologia é avançada, tão qual estamos implementando na operação do BRT de Goiânia.”, disse. “Teremos o prazer de compartilhar o modelo com os senhores”.
A comitiva moçambicana, composta por 20 agentes públicos, demonstrou interesse em conhecer a legislação de mobilidade de Goiânia, visando diminuir o número de acidentes de trânsito, especialmente na rodovia que liga Matola a Maputo. “Moçambique apresenta um dos índices mais altos de acidentes de trânsito no mundo e temos interesse especial em conhecer a legislação para melhorar nossos indicadores,” afirmou Fernando Ouana, Diretor Nacional de Transporte e Segurança Rodoviária do Ministério de Transportes e Comunicação de Moçambique.
António Matos, Presidente do Conselho de Administração da Agência Metropolitana dos Transportes de Maputo (AMT), demonstrou entusiasmo em aprofundar o conhecimento no sistema de transporte coletivo e em outras experiências de Goiânia.
O ex-presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), que viabilizou a agenda, reforçou o compromisso de Goiânia em compartilhar suas práticas. “Todo o arcabouço legal está à disposição do país e toda a experiência de Goiânia, com o melhor BRT do Brasil, será prontamente compartilhado com o povo moçambicano,” declarou.
Na área de regularização fundiária, Rogério destacou os resultados históricos alcançados por Goiânia, que neste mandato já entregou mais de 11 mil escrituras gratuitas. “Temos um município com grande densidade populacional, que é a Matola, e esse município está rodeado de indústrias, o que aumenta nosso desafio em garantir o correto uso das áreas urbanas,” destacou o prefeito de Matola, Júlio José Paruque.
Rogério Cruz, que viveu por 16 anos em países do Continente Africano, sublinhou a importância dessa troca de experiências para o desenvolvimento sustentável de ambos os territórios. “Essa parceria simboliza um passo importante para o progresso e a qualidade de vida das nossas populações,” concluiu o prefeito.
A primeira-dama Thelma Cruz falou da profunda identificação com o país. “Lá eu agreguei valores, aprendi a amar as pessoas sem esperar nada em troca. Moçambique é a minha terra e eu sinto saudades.”
A visita da comitiva de Moçambique a Goiânia representa o compromisso da administração de Rogério em fomentar parcerias que promovam o avanço urbano e a melhoria contínua dos serviços públicos.