Rogério diz resolver problema histórico na coleta de lixo e relembra 35 dias sem coleta em gestões passadas
Todas as administrações lidaram com crises na limpeza urbana. Gestão atual teve coragem para enfrentar problema antigo, diz o prefeito
O prefeito Rogério Cruz afirma resolver o problema histórico de coleta de lixo, após a terceirização do serviço, e relembra que em gestões anteriores, Goiânia colapsou com a falta do serviço por 35 dias seguidos. Em entrevista ao jornalista Jackson Abrão, no jornal O Popular, na manhã desta segunda-feira, o prefeito pontuou sobre as intercorrências geradas diante da transição do serviço e garantiu que a normalização em 100% da cidade vai refletir em um serviço eficiente e de qualidade.
“Na minha gestão não ficou sem coleta por tanto tempo, houve sim a questão da transição e que já está sendo normalizada,” comentou o prefeito, destacando que, embora a transição para uma nova empresa de coleta tenha trazido desafios, a cidade não enfrentou interrupções significativas.
Ele relembrou que, no passado recente, especialmente durante a gestão mais recente do PT (2010-2016), Goiânia enfrentou paralisações totais do serviço de coleta de lixo por vários dias, resultando em sérios problemas de saneamento e saúde pública. “Na verdade, colapso houve lá atrás quando a cidade ficou 35 dias sem coletar lixo,” afirmou.
O prefeito explicou que o novo consórcio contratado para a coleta de lixo já assumiu 100% das operações na cidade e que, apesar das dificuldades iniciais, o serviço agora começa a operar dentro da normalidade. “Tenho certeza de que estamos dando resultado positivo para a cidade com a melhoria do serviço,” concluiu.
Ele destacou ainda que o problema da coleta de lixo em Goiânia é um desafio histórico. Desde a primeira terceirização do serviço em 1970, com o prefeito Manoel dos Reis, nomeado pelo governador Otávio Lage, a cidade vem enfrentando crises sucessivas, entre idas e vindas da responsabilidade para a Comurg, que anunciou há um ano não ter mais condições de prestar o serviço à administração.
“Estamos resolvendo um problema histórico, visto que gestões anteriores lidaram com as mesmas dificuldades. Nosso objetivo é garantir que Goiânia não volte a sofrer com interrupções na coleta e que possamos oferecer um serviço contínuo e de qualidade para a população,” destaca o prefeito.
Com a nova gestão da coleta de lixo, a administração municipal espera continuar avançando e resolvendo os desafios de Goiânia, assegurando um ambiente urbano mais saudável e sustentável para todos os cidadãos.