Rogério enumera entregas: “foram 4 viadutos, 1.300 quilômetros de asfalto novo e R$ 200 milhões em drenagem”
Área da mobilidade tem destaque com reforço da conservação das vias, ampliação de ciclovias e com a breve conclusão do BRT
Pré-candidato à reeleição pelo Solidariedade, o prefeito Rogério Cruz adota discurso de prestação de contas para mostrar as realizações em Goiânia e combater ataques políticos que, segundo ele, distorcem a imagem dele. A pré-campanha intensificou visitas aos bairros para fortalecer o diálogo com a população.
Durante agenda nesta terça-feira (30), Rogério destacou a continuidade do programa de modernização do parque luminotécnico, que já implementou iluminação LED em mais de 47 mil pontos da capital, incluindo os setores Aquarius 1 e 2, Jaó e Parque Eldorado. “A partir de amanhã, as equipes estarão nas ruas substituindo lâmpadas queimadas e, em seguida, todas as incandescentes restantes”, afirmou o prefeito.
No setor de mobilidade, a gestão finalizou quatro viadutos iniciados em administrações anteriores e prevê concluir o quinto até o meio do ano. Entre os entregues estão o Viaduto da Moda, na região da 44, inaugurado em setembro de 2021, e o Viaduto Lauro Belchior, que liga o Setor Leste Universitário ao Jardim Novo Mundo. O Complexo Viário Luiz José Costa, entregue em maio de 2022, melhorou o trânsito na Marginal Botafogo, enquanto o Viaduto Iris Rezende Machado beneficiou a Região Noroeste. O Viaduto da Avenida Leste-Oeste sobre a Agrovia Castelo Branco, com 69% das obras concluídas, tem término previsto para setembro de 2024.
Para enfrentar os alagamentos, a administração investiu R$ 200 milhões e contratou a UFG para elaborar o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), que definirá políticas públicas para o setor, com conclusão prevista ainda este ano. “Nesta gestão, de 99 pontos de alagamento monitorados, mais de 70 já receberam intervenções, resolvendo problemas históricos”, explicou Rogério, citando locais como Avenida H do Jardim Goiás e os bairros Feliz e Goiá.
Na área de transporte coletivo, a gestão se prepara para entregar o BRT em 31 de agosto, após inaugurar terminais importantes, como o Terminal Isidória e os Terminais de Integração Rodoviária Paulo de Siqueira Garcia e Hailé Pinheiro. O BRT contará com 60 ônibus novos, sendo 10 elétricos e 50 movidos por biocombustível.
A prefeitura também reconstruiu mais de 200 km de ruas avenidas principais em todas as regiões da cidade. Os programas de reconstrução asfáltica de 630 e 500 km continuam em andamento, abrangendo 154 bairros até julho de 2024.