Rogério quer drones para monitorar áreas de risco e auxiliar policiamento preventivo
Gestor também prevê a implantação de sistema de monitoramento por câmeras nas unidades educacionais do município ligadas à Central de Operações da Guarda Civil Metropolitana
O Art. 144 da Constituição Federal declara que a segurança pública é dever do Estado, mas responsabilidade de todos. Pensando nisso, o candidato à reeleição em Goiânia, o prefeito Rogério Cruz (Solidariedade), pretende trabalhar por isso na cidade.
Entre as medidas, Rogério defende a aquisição de drones para monitoramento de áreas de risco e auxílio no policiamento preventivo. A proposta faz parte do programa Muralha Digital.
Ainda conforme o prefeito, a medida visa utilizar equipamentos tecnológicos para o monitoramento urbano com modernização do Centro de Controle Operacional, incentivando a população (residências, prédios e condomínios) e empresas a aderirem à Política Municipal de Videomonitoramento. O intuito é reduzir as ações de vandalismo, depredação, furto, roubos e consequentemente a criminalidade.
Nessa mesma linha, o gestor também prevê a implantação de sistema de monitoramento por câmeras nas unidades educacionais do município ligadas à Central de Operações da Guarda Civil Metropolitana (GCM). A proposta vai aumentar a segurança circunvizinha às escolas e mitigar a possibilidade de furtos, tráfico de drogas, dentre outros delitos.
Além disso, por meio de planos de segurança por bairro e Conselhos Comunitários, o candidato pretende envolver a população. Inclusive, haverá incentivos para colaboração do setor privado e da sociedade civil.
Hoje, a prefeitura já promove cerca de 300 palestras por ano para a prevenção à drogadição, violência e bullying. O objetivo é ampliar para 600.