Coluna do João Bosco Bittencourt

Rompimento de Professor Alcides sinaliza que Vilmar Mariano e Gustavo Mendanha estão 100% alinhados

Efeito colateral do afastamento do parlamentar fortalece aliança entre ex e o atual prefeito

Com a última alteração no secretariado da Prefeitura de Aparecida, o prefeito de
Vilmar Mariano reforça a aliança com o ex-prefeito Gustavo Mendanha.

Com Gustavo, porque a indicação da professora Idelma de Oliveira e Vanilson Bueno, respectivamente, para as secretarias de Educação e Relações Institucionais,foram avalizadas pelo ex-prefeito reeleito em 2020 com 98,8% dos votos válidos e considerado o fiel da balança para a próxima eleição municipal, em 2024.

Além disso, a união entre Mendanha e Vilmar, que é de longa data, ficou ainda mais forte porque o atual prefeito Vilmar Mariano resistiu a Professor Alcides.

O deputado tinha três secretarias – Educação, Meio Ambiente e Cultura – e queria indicar também o secretário da Fazenda e o Procurador Geral do Município.

Contrariado, Professor Alcides passou a disparar críticas ao prefeito, mesmo tendo participação direta na gestão da Prefeitura com o comando de três secretarias.

A gota d’água foi a declaração do deputado ao Mais Goiás na última sexta-feira que “hoje seria pré-candidato a prefeito, mas que só entregaria os cargos em janeiro”.

Na Cidade Administrativa Maguito Vilela, a pretensão de Alcides disputar a prefeitura não é novidade. Agora, o projeto é reeleger Vilmar Mariano e preparar um nome para disputar a Câmara dos Deputados em 2026 representando Gustavo Mendanha e aliados. Haja vista, que em 2018 e 2022, a base aliada da Prefeitura de Aparecida apoiou Professor Alcides.