Como funciona a rotina de um mesário?
Danielli Prado, chefe de cartório da 1ª Zona Eleitoral de Goiânia, explicou ao Mais Goiás
Parte fundamental de um processo eleitoral é o trabalho do mesário. Não só dele, como do presidente de seção e demais envolvidos nas operações. Mas você sabe como funciona?
Danielli Prado, chefe de cartório da 1ª Zona Eleitoral de Goiânia, explicou ao Mais Goiás. Segundo ela, são atribuições dos mesários organizar a fila, observando as prioridades; verificar as credenciais dos fiscais; e emitir a zerésima, que é o relatório emitido pela urna eletrônica, antes do início da votação, que comprova que não existe no equipamento nenhum voto dado a candidata ou candidato.
Além disso, cabe ao mesário iniciar e encerrar a votação. É ele, também, que identifica e encontra o nome do eleitor no caderno de votação e digita o número do título do eleitor no terminal do mesário, autorizando-o a votar ou a justificar.
Por fim, é função do mesário preencher a ata da mesa receptora de votos, registrando todas as ocorrências da seção eleitoral; providenciar a entrega dos materiais à junta eleitoral; e resolver as dificuldades e esclarecer as dúvidas que ocorrerem.
Sobre a composição, são quatro integrantes: além de dois mesários, existem o presidente e o secretário ou secretária.
O presidente da mesa, conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é a autoridade máxima dentro da seção eleitoral. “Ele deve garantir o sigilo do voto de cada eleitor e a tranquilidade no ambiente de votação, além de zelar pela segurança da urna eletrônica durante todo o processo”, revela o órgão. Já o secretário faz a mesma função do mesário.