APÓS AVC

Iris está evoluindo e já controla a respiração mesmo entubado, diz Caiado

O quadro de saúde do ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende, está evoluindo bem. Mesmo entubado,…

O quadro de saúde do ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende, está evoluindo bem. Mesmo entubado, ele já controla a respiração, segundo relatou o governador Ronaldo Caiado (DEM), em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (9), na porta do Hospital Neurológico. Iris foi internado na última sexta-feira (6) após sofrer AVC hemorrágico e passar por cirurgia de urgência.

De acordo com Caiado, o fato de Iris estar controlando a respiração mesmo estando com respirador e entubado demonstra a evolução do quadro clínico. O governador, no entanto, ressalta que, por se tratar de um AVC, a recuperação neurológica é lenta e gradual.

“A vantagem é que, como foi no temporal direito, lado acessório, ele já está movimentando todos os membros. Todo paciente merece cuidados especiais e por isso ele está na UTI, mas eu não o classificaria como estado crítico. Ele está em fase de recuperação e não teve nenhum agravamento do quadro depois que foi operado”, disse o governador.

Governador Ronaldo Caiado na porta do Hospital Neurológico para saber informações sobre o quadro de saúde de Iris Rezende. (Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)

Estado de saúde de Iris Rezende: saiba mais sobre o AVC sofrido pelo político

Iris deu entrada por volta das 11 horas da manhã no Hospital Neurológico com forte dor de cabeça. De acordo com o médico, ele estava sonolento, confuso e agitado. Logo após os exames que diagnosticaram o AVC, o ex-governador foi submetido a uma cirurgia de emergência.

A comunicação do gestor informou que os procedimentos pré-cirúrgicos foram bem sucedidos.

Iris pode não ter sequelas

Iris Rezende pode não ter sequelas do AVC que sofreu nesta manhã. Foi o que disse o médico responsável pela operação, Valter Costa, em entrevista coletiva no início da noite desta sexta-feira (6). De acordo com cirurgião, a hemorragia atingiu o lobo temporal direito, que não é uma área dominante do cérebro.

“O lobo temporal direito não é uma esfera dominante. É possível que não fique sequela quase nenhuma. Se ele se recuperar bem, como nós esperamos que ele se recupere, vai ter poucas sequelas”, ressaltou.