Secretaria de Finanças de Goiânia planeja adotar sistema usado pela prefeitura de Fortaleza
Sistema de gestão de recursos e planejamento é ranqueado como melhor do Brasil
A Secretaria de Finanças de Goiânia (Sefin) enviou para prefeitura de Fortaleza, entre os dias 30 e 31 de maio, um grupo de trabalho para aprofundar conhecimentos a respeito do sistema de gestão de recursos e planejamento (chamado de GRPFOR) da capital do Ceará, que é ranqueado como o melhor do Brasil.
A visita técnica foi o segundo encontro de servidores da Sefin de Goiânia com funcionários da prefeitura de Fortaleza. O grupo de trabalho se reuniu com os departamentos de cobrança, módulos de cobrança, contábil e métodos de arrecadação e contencioso de Fortaleza.
Entre os objetivos está acelerar processos relativos ao Simples Nacional, ou gerar relatórios mais detalhados, o que ajudaria a administração a se planejar com mais qualidade.
Termo de cooperação
É provável que seja assinado um termo de cooperação mútua pelos dois municípios, que dará, à Prefeitura de Goiânia, o direito de usar o código-fonte do GRPFOR e, eventualmente, alterá-lo, de modo a adaptá-lo às demandas locais.
“O retorno a Fortaleza faz parte da etapa de reestruturação da Sefin. Neste processo, o fio condutor é a tecnologia e a implementação de softwares. Um dos pontos é a modernização do nosso sistema próprio e a agilização dos processos tributários do município, com uma plataforma mais moderna. O GRPFOR é um dos três melhores sistemas de administração tributária, avaliados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)”, afirma o secretário de Finanças de Goiânia, Vinícius Henrique Pires Alves.