BALANÇO

Secretaria Municipal de Saúde pede mais prazo para prestação de contas à Câmara de Goiânia

A pasta alegou instabilidades no sistema do Ministério da Saúde, além de outras questões técnicas, o que impossibilitou relatório

A Secretaria Municipal de Saúde solicitou à Comissão de Saúde da Câmara de Goiânia o adiamento da audiência pública de prestação de contas do 3º quadrimestre de 2022. Deste modo, o encontro deve ocorrer na próxima quarta-feira (19), às 9h.

A pasta alegou instabilidades no sistema do Ministério da Saúde, além de outras questões técnicas, que impediram a conclusão do Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA). Por conta disso, a Secretaria solicitou “um período maior para realização de análise técnica aprofundada e fidedigna dos dados”.

A intenção dos vereadores é questionar denúncias sobre falta de medicamentos, insumos e até lençóis limpos, feitas por servidores da Saúde. Além disso, há atrasos nos repasses e a dívida da Secretaria com a Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (Fundahc), que administra as três maternidades municipais da capital, que também estarão em pauta. 

Em setembro do ano passado, Fundahc e a pasta estabeleceram cronograma para regularizar situação financeira das três unidades, mas, segundo os parlamentares, ainda existe passivo a ser sanado.

“Esse foi um dado novo do qual tomamos conhecimento. Vamos sentar com a direção da Fundahc para entender melhor a dívida e para cobrar repasses”, afirmou a presidente da Comissão de Saúde, Kátia Maria Maria (PT).