Espaço vago

Sefin de Goiânia pode ocupar atual sede da Alego; TCM está na disputa

O prédio atual da Assembleia Legislativa deve ficar vago a partir de março, quando as sessões passarão a ser realizadas na nova sede

Palácio da Cultura na antiga sede da Assembleia vai “dignificar cultura goianiense”, diz PX Silveira (Foto: Alego - Divulgação)

O titular da Secretaria de Finanças de Goiânia (Sefin), Geraldo Lourenço, enviou ofício ao prefeito Rogério Cruz (Republicanos) para solicitar cessão da atual sede da Assembleia Legislativa, localizado na Alameda dos Buritis, no Setor Oeste, em Goiânia para uso da pasta. O prédio é disputado também pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e pela Associação dos Protetores do Bosque dos Buritis.

O prédio atual da Assembleia Legislativa deve ficar vago a partir de março, quando as sessões passarão a ser realizadas na nova sede, localizada no Park Lozandes, em área antes pertencente à prefeitura de Goiânia. O novo prédio ainda passa por reformas e atrasou a volta do ano legislativo goiano em 2022 que era previsto para esta semana.

No ofício, o secretário argumenta que o prédio proporcionará, por conta da estrutura e localização, melhor atendimento aos contribuintes. Além disso, a pasta tem o projeto de criar um parque tecnológico próprio e se desvincular, oficialmente, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sictec).

Destino precisa ser aprovado pela Câmara Municipal

A cessão, entretanto, precisa ser aprovada pela Câmara Municipal. É nessa seara que entra o TCM que, a partir do presidente Joaquim de Castro, costura apoio do presidente da casa, Romário Policarpo (Patriota) para que o prédio vá para a entidade municipalista.

Do mesmo modo, a Associação dos Protetores do Bosque dos Buritis quer que o prédio ceda lugar para a criação de um Palácio da Cultura.

Em nota, a assessoria do prefeito Rogério Cruz diz que o gestor tem recebido e avaliado sugestões para a utilização do local, no entanto, a destinação do prédio ainda não foi definida, o que deverá ocorrer quando o espaço estiver a disposição do Município.

Permuta foi aprovada ainda em 2013

Para viabilizar a obra, a Alego fez uma permuta da área ocupada pelo Palácio Alfredo Nasser, sua atual sede, por terreno da Prefeitura de Goiânia, situado no Park Lozandes – lote que abriga construção do novo prédio do Legislativo goiano. O acordo foi oficializado em 2013.

A mudança foi aprovada naquele mesmo ano pela Câmara Municipal. A Assembleia também já aprovou matéria de igual teor, repassando a sede da Alameda dos Buritis para a Prefeitura de Goiânia.