Segundo pesquisa, Lula venceria em todos os cenários de 2º turno, em 2022
O ex-presidente Lula (PT) venceria as eleições para o Palácio do Planalto no ano que…
O ex-presidente Lula (PT) venceria as eleições para o Palácio do Planalto no ano que vem contra qualquer candidato, segundo a pesquisa XP/Ipespe, divulgada nesta quarta-feira (3) pelo Valor Econômico. Ele tem cerca de 50% contra todos os nomes pesquisados, inclusive o atual presidente, Jair Bolsonaro (sem partido).
No primeiro turno, na pesquisa espontânea (quando não oferece os nomes na pergunta), Lula aparece com 30%. Já na estimulada, 42% (no cenário com João Doria/PSDB) e 41% (no que inclui Eduardo Leite/PSDB). Bolsonaro, por sua vez, tem 23% no primeiro tipo de levantamento e 28% no segundo.
Os demais, na espontânea: Ciro Gomes (PDT), 3%; Sergio Moro (que está com filiação para o Podemos marcada), 2%; João Doria, Datena (PSL) e Henrique Mandetta (DEM), 1%. Já na estimulada: Ciro, 11%; João Doria, 4%; Eduardo Leite e Mandetta, 3%; e Rodrigo Pacheco (PSD), 2%.
Segundo turno
No segundo turno, Lula sairia vitorioso de todos os embates, conforme a XP/Ipespe. Seria:
- Lula (50%) x Bolsonaro (32%)
- Lula (49%) x Ciro (29%)
- Lula (52%) x Moro (34%)
- Lula (51%) x Doria (27%)
- Lula (50%) x Leite (28%)
Bolsonaro, por sua vez, não venceria em nenhum dos cenários do segundo turno. Neste momento a pesquisa indica que Ciro levaria por 44% a 34%. Doria também venceria, mas por 40% a 35%; enquanto Leite por 37% a 34%.