COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT

Sem candidato natural, Rogério pode ser opção para Caiado?

Pulverização de nomes na base aliada mostra que Palácio das Esmeraldas ainda não encontrou caminho viável e apoio a prefeito é uma alternativa

Rogério e Caiado: parcerias em Goiânia (foto divulgação)

A pré-campanha para a Prefeitura de Goiânia entra no mês de março e, a sete meses do pleito eleitoral, o governador Ronaldo Caiado (UB) enfrenta grande desafio para definir o nome que apoiará na corrida pelo Paço Municipal. 

Vários nomes foram ventilados – o do ex-prefeito de Trindade Jânio Darrot, do ex-presidente da Assembleia Legislativa, José Vitti (UB), do deputado federal Zacharias Calil (UB) e até mesmo do senador Wilder Morais (PL). A pulverização, ao poucos, tem restaurado o plano de apoiar à reeleição do prefeito Rogério Cruz (Republicanos).

Sempre que questionado sobre a eleição, Rogério enfatiza que busca o apoio do governador para o pleito, mas não vincula, necessariamente, a candidatura ao respaldo. Vale lembrar que o prefeito apoiou a reeleição de Caiado em 2022 e, durante toda a sua administração, teve projetos conjuntos com o Palácio das Esmeraldas. Um dos destaques da gestão de Rogério foi o desempenho da Prefeitura durante os dois anos de pandemia, com a disponibilização de novos leitos, aplicações de milhões de doses da vacina contra a Covid-19, fomento econômico aos setores que mais sofreram com a paralisação das atividades e ações sociais à população necessitada.

Por parte de Caiado, há respeito pelo trabalho que Rogério vem desenvolvendo na Capital. Dos aliados do governador que defendem apoio ao prefeito, o argumento principal é que Rogério fará grande entrega de obras neste primeiro semestre, o que pode lhe dar o combustível necessário para começar a campanha como um nome muito viável. A seu favor, ainda, conta o fato de estar no cargo, ou seja, terá a força da máquina municipal ao seu lado. O apoio do governador seria um importante adicional para que Rogério chegue a outubro com boas chances de reeleição.