“Serei o primeiro presidente goiano do Brasil”, diz Meirelles em Aparecida de Goiânia
O pré-candidato do MDB ao Palácio do Planalto esteve em festa de aniversário de Aparecida de Goiânia. Ele falou sobre a pré-candidatura
Segundo maior município em Goiás em contingente populacional e número de eleitores no Estado (mais de 280 mil, segundo o TRE-GO), Aparecida de Goiânia comemorou seu 96º aniversário com um Desfile Cívico, nesta manhã, na Avenida Independência, no Setor Serra Dourada III, Região Central da cidade. Goiano de Anápolis Henrique Meirelles, de 72 anos, reafirmou a pré-candidatura ao Palácio do Planalto. “O povo de Goiás vai ter o orgulho de ter o primeiro presidente goiano do Brasil”.
O evento contou com presença de populares, vereadores, secretários municipais, servidores e figuras políticas como os deputados federais Magda Mofatto (PR), Pedro Chaves (MDB) e Daniel Vilela (MDB); o vereador por Goiânia Delegado Eduardo Prado (PV), o ex-prefeito de Aparecida, Maguito Vilela, a primeira-dama da capital Iris de Araújo e o atual prefeito do município Gustavo Mendanha (MDB).
Durante entrevista a jornalistas, Meirelles falou sobre o processo eleitoral e alianças partidárias no Brasil e em Goiás. Sobre a aproximação do grupo emedebista do presidente Michel Temer e a ala tucana que apoia o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin Meirelles afirmou que isso não prejudicará a própria postulação.
“Estamos aberto ao diálogo com todos os principais partidos da base do governo federal, inclusive o PSDB. Entretanto, o MDB mantém sua decisão de ter um pré-candidato próprio à presidência e nós estamos trabalhando nesta direção no momento.”
Meirelles destacou que o partido tem trabalhado uma candidatura própria e disse que em breve será feito o lançamento oficial do seu nome. “O presidente Michel Temer e eu também defendemos candidatura própria. Faremos o lançamento da pré-candidatura em um momento oportuno e eu me manterei na posição de pré-candidato pelo partido.”
A respeito da possibilidade de Temer ainda se colocar como candidato à reeleição, o economista e ex-ministro nos governos Temer, Dilma e Lula, afirmou que isso será dialogado entre os membros do partido. “Se avaliarmos que ele não tem condições de ser candidato, então eu serei o candidato.”
Sobre a pré-candidatura de Daniel Vilela (MDB) ao Governo de Goiás, Meirelles afirmou que ele tem o apoio do partido na maior parte das cidades goianas onde a sigla está presente e é uma liderança proeminente no Estado.
“Daniel tem um potencial enorme de crescimento por ser uma liderança jovem e forte no Estado. Um exemplo disso é a sua força em Aparecida, algo que motiva a prosseguirmos com esse projeto.”
Indagado sobre um possível Plano B à candidatura, para eventualmente optar pelo Senado Federal, Meirelles foi enfático: “Minha candidatura será apenas para presidente da República”.
Pré-Campanha
Em entrevista ao Mais Goiás, Henrique Meirelles falou sobre estratégia para melhorar os índices de intenção de voto, tendo em vista que ele obteve apenas 2% na última pesquisa Datafolha (15/05). “O primeiro passo será a confirmação da minha candidatura pelo MDB. Depois, nos programas de rádio e televisão, na campanha eleitoral, nossa história será conhecida e melhoraremos os índices de intenção de votos até a eleição para presidente da República”.
Questionado sobre qual será sua proposta para Segurança Pública, que é a segunda maior preocupação dos goianos, segundo pesquisa recente divulgada pelo Instituto Serpes/O Popular (10/04), Meirelles fez a seguinte colocação “iremos propor investimentos no treinamento e armamento das polícias nos estados brasileiros e reforçaremos a vigilância das nossas fronteiras”.