Transição

Sob nova direção: prédio da prefeitura se enfeita para receber Mabel

Após tomar posse no centro de eventos da UFG, Sandro Mabel se dirigiu para a prefeitura para um último encontro com Rogério Cruz

Sob nova direção: prédio da prefeitura pronto para Mabel (Foto: Mais Goiás)
Sob nova direção: prédio da prefeitura pronto para Mabel (Foto: Mais Goiás)

Depois de tomar posse no centro de eventos da UFG, na tarde desta quinta-feira (1º), o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil), dirigiu-se ao Paço Municipal para um último encontro com o antecessor, Rogério Cruz (Solidariedade). Mabel encontrou o prédio preparado para recebê-lo. Na entrada, uma faixa de ponta a ponta avisa que a cidade está sob nova direção.

Protesto

Mabel enfrentou o primeiro protesto de servidores da Educação já na cerimônia de posse, nesta quinta-feira (1º). No vídeo, os gritos são de apelo para que a prefeitura garanta o funcionamento da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A EJA está envolvida em questionamentos porque Mabel anunciou, em novembro, a responsabilidade pelas turmas do segundo segmento da modalidad para a rede estadual de ensino.

Alunos da EJA

Para além disso, interessados na conclusão dos estudos ressaltam que, até o momento, a lista correspondente aos colégios estaduais disponíveis para inscrição ainda não foi divulgada. Conforme expôs Mabel, no referido mês, 54 escolas municipais, com cerca de 2,2 mil alunos, serão afetadas pela medida.

Segundo o futuro prefeito, o objetivo é aprimorar a modalidade, bem como proporcionar economia aos cofres municipais. De acordo com o Fórum Goiano de Educação de Jovens e Adultos, porém, apenas duas unidades que oferecem vagas presenciais aparecem no sistema Goiás360, utilizado exclusivamente por servidores para regulação da Educação Estadual. No entanto, uma dessas escolas não está acessível à população geral, pois é uma instituição socioeducativa destinada a jovens infratores.