MEIO AMBIENTE

Sou totalmente contra atividade de garimpo na Terra Indígena Yanomami, diz Kajuru

O posicionamento do senador enquanto líder do partido, neste sentido, se contrapõe à de Chico Rodriques que é favorável ao garimpo

Garimpo ilegal nem terra Yanomami (Foto: Fernando Frazão - Agência Brasil)

Senador por Goiás, Jorge Kajuru (PSB) se manifestou, em nota divulgada na noite de quarta-feira (22), favorável ao combate ao garimpo ilegal realizado pelo governo federal. O parlamentar, enquanto líder do partido no Senado, faz críticas ao colega Chico Rodrigues (PSB-RR), que entrou na terra indígena Yanomami de forma irregular na última segunda-feira (21).

Kajuru diz que respeita o posicionamento de Chico Rodrigues, mas afirma ser “totalmente contra a atividade de garimpo na Terra Indígena Yanomami”. Além disso, pontua que as imagens de homens, mulheres e crianças esquálidas demonstram “claramente que o garimpo na região é um dos fatores que contribuíram para a crise humanitária vivida pelos Yanomamis”.

“O Executivo age corretamente ao combater o garimpo ilegal e proteger os indígenas, primeiro passo para a solução do problema. Sem esquecer que será preciso buscar mecanismos para garantir a sobrevivência de quem hoje se dedica à mineração ilegal em área que deve ser restrita aos Yanomami”, continua Kajuru.

O posicionamento do senador enquanto líder do partido, neste sentido, se contrapõe à de Chico Rodriques, que segundo a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), teria pousado em Surucucu sem ter as autorizações necessárias. Rodrigues é um defensor do garimpo em terras indígenas. Ele chegou a classificar como ‘totalmente primitivo’ o modo de vida dos indígenas.

A senadora Eliziane Gama (PSD-MA) chegou a dizer que Chico Rodrigues pode estar cometendo obstrução da justiça uma vez que conduz os trabalhos da comissão de maneira “nebulosa”. “Eu acho que nós poderemos chegar a essa conclusão tão logo ele responda para nós as razões e a motivação dele [para ida à terra Yanomami]”, destacou.