Tech é Social: Gracinha Caiado lança novo pacote social na área de tecnologia
Três projetos de lei foram enviados à Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (18) e agora aguardam aprovação dos deputados estaduais; benefícios atendem alunos das Escolas do Futuro de Goiás
A coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, lançou nesta quarta (18/9) um novo pacote de ações sociais, dessa vez, na área de tecnologia. Batizado de Tech é Social, o pacote inclui três projetos de lei que foram enviados à Assembleia Legislativa e tratam de novas iniciativas voltadas à redução da desigualdade social, combate à evasão escolar e aumento da qualificação de profissionais no setor tecnológico goiano. O Goiás Social é o programa social mais bem avaliado do país.
“É uma realidade no Brasil e no mundo. A PNAD Contínua de 2021 estimou que 11% da população não tem acesso à internet – estamos falando de mais de 21 milhões de pessoas. Foi pensando nisso que o Goiás Social criou o pacote Tech é Social, para promover a inclusão digital das famílias em situação de vulnerabilidade”, destaca Gracinha.
Os novos programas vão beneficiar os alunos das seis unidades das Escolas do Futuro de Goiás, instituição de ensino profissionalizante do Governo de Goiás, ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). O primeiro auxílio é o Crédito Social Tech, que concederá 572 auxílios de até R$ 5 mil para alunos de cursos Técnicos de Nível Médio e de Qualificação Profissional, nas modalidades presencial e à distância, nos eixos tecnológicos de Gestão e Negócios e de Informação e Comunicação.
O segundo é o Bolsa Profissionalizante, um auxílio financeiro aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, matriculados em cursos de nível superior de Tecnologia, técnico de Nível Médio ou Qualificação Profissional em Tecnologia ou Artes, nas modalidades presencial e à distância, ofertados nas Escolas do Futuro de Goiás. Ao todo, serão 3.682 bolsas.
Gracinha também anunciou o aumento do valor da Bolsa Artista, assim como o crescimento no número de beneficiados, de 230 para 321.
“Essa é mais uma demonstração de como o governador Ronaldo Caiado e a coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, valorizam o ensino profissionalizante”, afirma o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico.