Diálogo

“Terei diálogo permanente com os funcionários públicos”, garante Caiado

Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (17) pelo Fórum em Defesa dos Servidores e…

Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (17) pelo Fórum em Defesa dos Servidores e Serviços Públicos de Goiás, o candidato ao governo Ronaldo Caiado (Democratas) fez o compromisso de estabelecer um diálogo permanente com os servidores públicos estaduais, promover a valorização de todos, atuar com transparência total em todos os órgãos da administração pública e criar mecanismos de forte combate à corrupção.

“Sou um homem que nunca assumiu um único cargo que não fosse por concurso público. Me sinto à vontade para conversar com todos os servidores e quebrar preconceitos que muitas vezes são criados. Precisamos restituir na política em Goiás algo que é fundamental: a autoridade moral do governante. A máquina pública não deve ser objeto de poder pessoal, mas para atender o cidadão”, afirmou.

Nos discursos, a maior reclamação foi em relação à falta de diálogo com o atual governo para as demandas das diversas categorias que compõem o funcionalismo público.

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Setor Público Agrícola de Goiás, Jeovano Xavier, o que os servidores mais esperam de um futuro governo é justamente o diálogo. “Foi algo que nunca tivemos com o atual governo. Tudo que fizeram foi goela abaixo, até planos de carreira. Ou se fizeram algo foi com interesses por trás”, disse.

Presidente do Sintego, Bia de Lima afirmou que o Fórum busca dar voz única às causas dos servidores e apresentou uma plataforma política de compromissos dos candidatos com os servidores. “Aqui estão pontos consensuais, como realização de concursos públicos. Hoje, só na Educação, são mais de 22 mil contratos temporários”, lembrou.

Questionado em alguns temas polêmicos, Ronaldo Caiado afirmou que as divergências são salutares e que o principal é que o diálogo e o respeito mútuo sejam estabelecidos. Ao lembrar de sua formação como médico com mestrado, lembrou que é um entusiasta da qualificação dos professores e que se empenhará para que eles tenham esta condição.

Ronaldo Caiado também tranquilizou os servidores quanto à aplicação do dinheiro público,ao afirmar que irá implantar o compliance público em todos os órgãos e autarquias estaduais. “Absolutamente nenhuma entidade ficará imune. Não terá um real do governo que não seja transparente”, afiançou.

Ao final, o senador fez o compromisso novamente de acolher sugestões e afirmou que cobrará dos servidores públicos apenas o cumprimento de regras e o resultado de seu trabalho.