TRE determina que Kajuru deve se abster de afirmar que foi criador de Centro de Diabetes
Decisão monocrática do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), publicada na última terça-feira (4), determina que o…
Decisão monocrática do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), publicada na última terça-feira (4), determina que o vereador e candidato ao Senado Federal Jorge Kajuru (PRP) “se abstenha de incluir em suas propagandas eleitorais a afirmação de que realizou ‘a primeira obra física de um vereador na história do Brasil'”, em referência ao Centro Estadual de Atenção ao Diabetes (Cead).
A liminar, assinada pelo juiz José Proto de Oliveira, foi gerada a partir de uma representação eleitoral protocolada pela coligação Goiás Avança Mais, de base governista, a qual considera a divulgação um caso de notícia falsa, fake news.
A afirmação, feita em programete veiculado às 15h43 deste sábado (1°) na televisão, segundo a sentença, sugere ao eleitor que Kajuru foi o criador de uma iniciativa pública que, na verdade, foi conduzida pelo governo estadual. Assista:
Na proposição, a coligação argumenta que o Cead é uma extensão do Ambulatório de Medicina Avançada (AMA), o qual integra a estrutura administrativa do Hospital Estadual Geral de Goiânia Dr. Alberto Rassi (HGG). “[A obra] não foi realizada pelo representado [Kajuru] quando exerceu o cargo de vereador de Goiânia, conforme alega na propaganda eleitoral”.
Segundo o magistrado, a afirmação “não traz notícia verídica, podendo induzir o público em erro, com a desinformação”. Proto continua. “É certo que a mensagem extrapola os limites da informação, ao manipular notícias de interesse da socieade, falseando a verdade, prejudicando a formação de escolhas conscientes pelos cidadãos”.
Apesar das tentativas, o Mais Goiás não conseguiu contato com o candidato ou com sua assessoria de imprensa. Este portal está à disposição de Kajuru, caso este queira se manifestar sobre o assunto.
Segundo vídeo
A mesma ideia, de criação do Cead, também compõe o discurso de outra pílula de Kajuru – como também são conhecidas as inserções – inserida no YouTube na segunda-feira (3) e disponível no perfil do candidato naquela rede.
Na segunda peça, Kajuru ainda adiciona: “nunca um Senador sequer pensou em criar o primeiro Centro Diabético do Brasil”. Adiante na gravação, um eleitor reforça: “Kajuru, por causa desta obra aqui você vai ser eleito a senador”. Veja: