AGORA É OFICIAL

TRE encaminha ofício para afastamento do deputado Vinícius Cirqueira na Assembleia

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) encaminhou ofício que determina afastamento do deputado Vinícius Cirqueira (Pros)…

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) encaminhou ofício que determina afastamento do deputado Vinícius Cirqueira (Pros) da Assembleia Legislativa de Goiás. O documento foi lido pelo deputado Henrique Arantes (MDB), que conduzia a sessão, na tarde de terça-feira (21).

O documento foi direcionado para a procuradoria da Assembleia, que deve analisá-lo e produzir um parecer. A expectativa é de que este que fique pronto ainda nesta semana. A mesa diretora já informou Vinícius Cirqueira oficialmente sobre ofício que determina o afastamento.

O TRE ainda determinou a convocação do primeiro suplente do partido, Sérgio Bravo (Pros).

O Mais Goiás tentou contato com o deputado Vinícius Cirqueira, mas não obteve sucesso. O espaço está aberto para livre manifestação.

Por que Vinícius Cirqueira foi afastado?

O deputado Vinícius Cirqueira foi acusado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) por captação e gasto ilícito de recursos durante a campanha eleitoral de 2018. Ele foi condenado pelo TRE em janeiro de 2020 e teve recurso negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em agosto, por unanimidade.

Defesa do deputado em plenário

O deputado Amauri Ribeiro (Patriota) usou a tribuna durante o Pequeno Expediente para falar sobre o afastamento do deputado Vinícius Cirqueira.

“O TRE encaminhou ofício à Assembleia Legislativa de Goiás determinando o afastamento de Cirqueira e a convocação do primeiro suplente de seu partido. No entanto, o parlamentar não cometeu nenhum crime eleitoral. O que aconteceu foi um erro do partido na hora de comprovar o pagamento de cabos eleitorais durante a campanha de 2018”, afirmou.

Amauri disse, ainda, que lamenta a saída do amigo e que se solidariza com a situação.

“Vinícius foi eleito pelo povo goiano e teve seu mandato cassado por erro que não cometeu. Espero que o partido se responsabilize. Além de perder o mandato, Cirqueira, fica por oito anos inelegível, isso é realmente um absurdo”, afirmou.