Trindade tem maior nível de transparência entre maiores cidades de Goiás, diz TCM-GO
A prefeitura de Trindade tem o maior nível de transparência nas contas públicas entre os…
A prefeitura de Trindade tem o maior nível de transparência nas contas públicas entre os municípios com mais de 100 mil habitantes de Goiás. Foi o que apontou um relatório publicado pelo Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM-GO) nesta quarta-feira (27). De acordo com as informações do órgão, o Paço Municipal Trindadense ficou com um percentual de 99,43% de transparência
O relatório trata da publicação de dados obrigatórios pela Lei da Transparência em 2021 nos sites e portais da Transparência dos poderes Executivos e Legislativos municipais, e consta do acórdão 2199/2022 publicado no site do TCM.
Entre as cidades com mais de 100 mil habitantes, as prefeituras de Senador Canedo, Itumbiara, Rio Verde, Goiânia e Anápolis também se destacaram.
O prefeito de Trindade, Marden Júnior (Patriota) comemorou a avaliação. “É um momento de muita alegria para nós porque estamos cumprindo o que prometemos, que era fazer uma gestão de eficiência, com transparência, uma gestão honesta”, destacou.
Executivo à frente do Legislativo
Mais de 70% dos municípios goianos possuem um elevado nível de transparência nas contas públicas. Foi o que apontou um memorando publicado pelo Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM-GO) nesta quarta-feira (27). O documento informa anualmente o trabalho do órgão com relação a fiscalização do cumprimento das leis de transparência pelos poderes executivo e legislativo do estado.
No poder executivo, o órgão apontou que 182 municípios possuem nível elevado de transparência, o que representa 73,98% das cidades goianas. Os destaques do ano de 2021 ficaram para as prefeituras de Britânia, Caçu, Campinaçu, Cidade Ocidental, Itapaci, Itapuranga, Jandaia, Paraúna, Rialma, Rianápolis, Santa Helena de Goiás, Santa Rita do Araguaia e Três Ranchos, que atingiram 100% de transparência.
Já nas Câmaras Municipais, menos da metade dos municípios conseguiu um nível elevado. No total, 122 cidades chegaram a esse patamar, o que representa 49,59% do total. O destaque foi para as Câmaras Municipais de Rianápolis e de Valparaíso de Goiás, que atingiram 100% de transparência.
Outras 97 Câmaras apresentaram um nível mediano, o que representa 39,43% dos municípios. Além disso, apresentaram um nível deficiente, cinco apresentaram níveis críticos e o legislativo das cidades de Ivolândia, Mambaí e Morro Agudo de Goiás não possuem nenhum portal de transparência.