TSE forma maioria para cassar chapa de vereadores do PMB em Goiânia
Decisão impacta os vereadores Edgar Duarte e Pastor Wilson
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formou maioria, nesta quinta-feira (22), para cassar a chapa de vereador do Partido da Mulher Brasileira (PMB) em Goiânia. O julgamento tem relação com a eleição de 2020. Segundo a ação, trata-se de fraude nas cotas de gênero nas eleições de 2020. Esta é a etapa final da análise, que termina ainda nesta quinta.
Votaram pela cassação: o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, Nunes Marques, Raul Araújo e Ramos Tavares. Ainda faltam: Cármen Lúcia, Isabel Gallotti e Floriano de Azevedo Marques. A decisão impacta os vereadores Edgar Duarte e Pastor Wilson. O Mais Goiás procurou a direção do PMB para comentar a situação, mas não teve retorno até o fechamento.
Ao portal, o vereador Edgar disse que vai esperar o julgamento terminar para se posicionar. Pastor Wilson informou que não pretende recorrer. Ele cita que ganhou “em Goiânia e em Brasília” e que “fez o que tinha que fazer”.
“Mas se não tem jeito, não tem. [Se for o caso] Vou desocupar o gabinete.” O vereador, entretanto, afirma que até meia-noite alguém pode pedir vista e parar o julgamento. E, neste caso, é possível até que alguém que já votou, mude o voto.
“[E se concretizar] Ainda é possível recorrer fora do mandato ao Supremo Tribunal Federal (STF).” Sobre isso, ele argumenta não ter interesse.