Tucanos pedem que Marconi Perillo seja candidato ao Governo de Goiás em 2022
Apesar do tom em prol de convocação, o ex-governador não confirmou que irá se candidatar
Durante encontro regional do PSDB realizado em Sanclerlândia no último sábado (4), tucanos pediram para que Marconi Perillo seja o candidato do partido ao Governo de Goiás, nas eleições de 2022. Apesar do tom em prol do convocação, o ex-governador não confirmou se irá disputar o cargo.
O encontro do PSDB contou com cerca de mil participantes de pelo menos 66 municípios da região. Entre eles, estavam prefeitos, ex-prefeitos, deputados e lideranças regionais.
“Queremos despertar Goiás com sua candidatura, porque sabemos de sua capacidade de gestão”, dizia um cartaz com a foto de Marconi Perillo durante o evento.
Apesar da cobrança, o ex-governador tem evitado se posicionar sobre a candidatura no ano que vem. A avaliação de tucanos é que Marconi Perillo se candidate para deputado federal. Nos bastidores, a informação é de que ele deve apoiar o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (sem partido).
Queda do PSDB em Goiás
Marconi Perillo foi governador de Goiás por quatros vezes, a partir de 1998, quando derrotou Iris Rezende (MDB) nas urnas.
Desde então, seu grupo político dominou o cenário estadual (enquanto o MDB garantia poder nos municípios) até ser derrotado em 2018. Na ocasião, o tucano foi candidato ao Senado e ficou em quarto lugar. Jose Éliton (PSDB) candidato à reeleição ficou em terceiro lugar, atrás de Ronaldo Caiado (DEM) e Daniel Vilela (MDB), hoje aliados..
O PSDB sofre com falta de adesão no Estado. Na Assembleia Legislativa, por exemplo, Talles Barreto e Francisco Oliveira se preparam para uma aliança formal à base caiadista.