BASTIDORES DO PODER

UFG fará Plano de Mobilidade de Goiânia, que tem até 2022 para entrar em execução

A Prefeitura de Goiânia contratou a Universidade Federal de Goiás (UFG) para elaborar estudos técnicos…

A Prefeitura de Goiânia contratou a Universidade Federal de Goiás (UFG) para elaborar estudos técnicos que darão suporte ao Plano de Mobilidade Urbana da capital. Segundo o secretário municipal de Mobilidade, Horácio Mello, os estudos servirão para planejar as próximas intervenções nas áreas de trânsito e transporte da cidade. O cidadão que quiser manifestar sua contribuição já pode acessar a plataforma Goiânia do Futuro, hospedada no site da Prefeitura, e enviar sua proposta.

A Lei de Mobilidade Urbana (12.587) é de 2012 e já exigia que cidades de grande porte elaborassem seus próprios planos de mobilidade, mas também está previsto no Plano Diretor de Goiânia aprovado em 2007, mas nunca foi levado adiante. Em novembro do ano passado, o Ministério Público de Goiás expediu recomendação à Prefeitura para elaborar seu projeto de lei em tempo hábil para que seja aprovado e sancionado até a data de 12 de abril de 2022, conforme previsão da lei federal. O prazo parece apertado já que, além dos estudos técnicos, a Prefeitura terá de redigir o PL, realizar audiências públicas e convencer os vereadores da importância da aprovação da proposta. Se o prazo não for cumprido, Goiânia pode ter acesso bloqueado a investimentos do Governo Federal na área de mobilidade.

Um de dentro, um de fora

O prefeito Rogério Cruz (Republicanos) segue ajustando a máquina. Há dezenas de exonerações e nomeações no Diário Oficial desta segunda-feira. Parte relevante mexendo em cargos de gerência.

Mexendo o doce

A Prefeitura de Goiânia criou quatro novas estruturas sob as asas do Secretário de Governo. São elas: Assessoria Especial de Integração Institucional, Coordenação de Processo, Gerência de Processos, Assessoria Especial de Relação Interorganizacional. Além disso, dá lotação a um cargo de assessoria de comunicação para a pasta.

Bedel

Entre as atribuições da assessoria interorganizacional  estão: identificar as informações e dados necessários ao desempenho das competências da Secretaria Municipal de Governo que são solicitados aos órgãos e entidades da administração pública municipal e informar os superiores hierárquicos sobre possíveis descumprimentos de prazos que possam ocasionar prejuízos irreparáveis à administração pública municipal.

Base

Acompanharam o governador durante evento em Monte Alegre de Goiás, na manhã desta segunda-feira, os deputados estaduais Jeferson Rodrigues e Tião Caroço. E os deputados federais José Nelto e Flávia Morais.

Manobra explicada

Pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro foi um alívio para os parlamentares goianos que votaram a favor da LDO – Lei de Diretrizes Orçamentária, que tinha embutido uma emenda quase triplicando o valor do Fundo Eleitoral para 2022. O presidente explicou que não tinha como o Congresso não aprovar a LDO, pois deixaria o governo sem orçamento para o ano que vem.

Em separado

Em suas redes sociais, o deputado Zacharias Calil mostrou que havia inclusive comunicado por escrito à presidência do Congresso seu voto em favor do destaque de autoria do Partido Novo, que retirava da LDO o aumento do Fundo Eleitoral, mas foi voto vencido. No ano passado, Zacharias chegou a ser punido pelo Democratas por ter votado contra aumento do Fundo Eleitoral.