EMBARQUE

“Vamos torcer pela paz”, diz Bolsonaro antes de viagem para a Rússia

O presidente Jair Bolsonaro (PL) embarca às 18h de Brasília para Moscou

“Vamos torcer pela paz”, diz Bolsonaro antes de viagem para a Rússia - (Foto: Alan Santos/PR)

Antes de embarcar em uma viagem à Rússia em meio à crise pelo temor de invasão da Ucrânia, o presidente Jair Bolsonaro (PL) disse na manhã desta segunda-feira (14), que torce pela paz na região. Para justificar a viagem a Moscou, o mandatário citou os negócios comerciais entre os dois países em sua maioria envolvendo o agronegócio.

“Sabemos do momento difícil que existe naquela região. Temos negócios com eles, comerciais. Em grande parte nosso agronegócio depende dos fertilizantes deles. Temos assuntos para tratar sobre defesa, sobre energia. Muita coisa para tratar. E o Brasil é um país soberano. Vamos torcer pela paz lá, que dê tudo certo”, afirmou Bolsonaro a apoiadores na saída do Palácio da Alvorada.

Viagem para a Rússia

Bolsonaro foi convidado pelo presidente russo, Vladimir Putin em dezembro de 2021 e viaja ao país no momento mais crítico da crise na região. Ele irá se encontrar com o presidente Vladimir Putin na quarta-feira (16). Depois do encontro com Putin, o mandatário visita a Duma, que é a Câmara baixa do Parlamento, e um fórum de empresários brasileiros e russos.

“O mundo todo tem seus problemas. Se você começar a querer resolver o problema dos outros, a gente… Se for possível, [se] minha palavra lá, de paz, for para ajudar, tudo bem”, disse o presidente. As declarações foram divulgadas por uma página bolsonarista no YouTube.

Bolsonaro embarca às 18h de Brasília para Moscou. Acompanham o presidente na viagem o chanceler Carlos França, Walter Braga Netto (Defesa) e Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo).