Bastidores do poder

Vanderlan defende ação que pede a cassação da chapa de Maguito Vilela

Adversário da chapa que elegeu Maguito Vilela (MDB) para a Prefeitura de Goiânia em novembro…

Adversário da chapa que elegeu Maguito Vilela (MDB) para a Prefeitura de Goiânia em novembro do ano passado, o senador Vanderlan Cardoso (PSD) conversou com a coluna e defendeu a entrada do seu partido na ação que pede a cassação do diploma dos eleitos para o Paço Municipal em 2020. A ação, proposta pelo PMN, alega que houve fraude eleitoral e que a campanha de Maguito não divulgou as verdadeiras informações sobre seu estado de saúde. “Se dependesse de mim tinha entrado com essa representação desde o início. Acho que deve ter uma nova eleição”, argumentou o senador. O processo, protocolado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO), pede a cassação dos diplomas do prefeito eleito Maguito Vilela, que faleceu em janeiro, e do seu vice, o atual prefeito, Rogério Cruz  (Republicanos). Membros do PSD, liderados por Vanderlan, ensaiaram o ingresso na ação no início deste mês, porém ainda não tiveram o aval do presidente estadual do partido, Vilmar Rocha.

“Loteamento”

Questionado sobre sua relação com o atual prefeito Rogério Cruz, Vanderlan disse que não tem nada pessoal contra o republicano, porém enfatizou que a situação de “loteamento” da Prefeitura não pode continuar.

Água mole em pedra dura

Como apurado pela coluna, a ex-vereadora Dra Cristina Lopes ingressou na Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura de Goiânia com uma artilharia de peso. Cristina fez dez indicações para cargos técnicos do órgão, sendo todas preenchidas por seus ex-assessores parlamentares do mandato em ocupava na Câmara Municipal de Goiânia até dezembro de 2020.

Plano político

Corre a conversa no Paço de que, embora sejam pessoas em maioria sem afinidade temática com a pasta, o grupo foi montado para dar sustentação à candidatura da atual Secretária para uma vaga na Câmara Federal em 2022.

Xiiii

Um vereador da base, que ainda encontra dificuldade de indicar nomes para cargos estratégicos da administração confidenciou à coluna que “não apoiar candidaturas compostas por líderes do Republicanos deve ser o jeito mais fácil de achar espaço no Paço Municipal”.

Despachos

A prefeitura de Goiânia informou que a partir de hoje a publicação do Diário Oficial do Município na versão on-line será feita pela manhã. Antes, a publicação era feita na parte da noite.

Agonia

A divulgação do DO estava sem um horário definido, o que gerava apreensão em quem precisava esperar para acessar o conteúdo.

Embate

O governador Ronaldo Caiado relembrou algumas acusações contra o ex-governador Marconi Perillo, em resposta aos ataques do tucano nas redes sociais.

Objetivo

Há quem diga que Marconi, que tentaria a eleição para deputado federal, tem dificuldades em compor uma chapa. E, com isso, prefere disputar candidatura ao governo, onde uma derrota seria justificável politicamente.

Único caminho

Nos bastidores, corre a conversa que a proximidade de Daniel Vilela com o governador Ronaldo Caiado isola Marconi Perillo.