Veja: Caiado é o governador mais eficiente no combate a invasões de terra
Revista diz que estado tem “tolerância zero” com ocupações
O estado de Goiás é tido hoje como um dos que têm o menor risco de invasões a propriedades privadas. O trabalho integrado das polícias, com uso de ferramentas tecnológicas para monitoramento, mais o aumento do rigor na legislação estadual, têm garantido a execução da política de “tolerância zero para invasões”, determinada pelo governador Ronaldo Caiado.
As ações intensivas, que envolvem ainda rondas policiais constantes, foram destacadas em reportagem da revista Veja, desde domingo (12/5). A matéria mostra a gestão de Caiado como a que “atua mais fortemente para impedir e desmobilizar invasões de propriedades promovidas principalmente por grupos ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST)”.
Exemplo meritoso citado pela revista foi o trabalho das forças de segurança goianas para impedir, sem uso de força, invasão de propriedade rural no município de Vila Boa, região do Entorno do Distrito Federal. A ação foi realizada pelas polícias Civil e Militar e garantiu a integridade da propriedade pertencente a uma usina do Grupo Companhia Bioenergética Brasileira (CBB).
Lei sancionada por Caiado estabelece também sanções para invasores de propriedades particulares em Goiás, prevendo aplicação de multas, vedação para o recebimento de auxílios e benefícios em programas sociais, proibição de participação em concursos públicos ou ocupação de cargos comissionados do Estado.
A política goiana, detalha a reportagem, inspirou ações semelhantes em São Paulo e Minas Gerais, e poderá ser utilizada como mote para campanha presidenciável do governador goiano.