CASO DELICADO

Vereador baiano tenta se enforcar ao vivo

O vereador Renaldo da Feira (Pros), do município de Itabela, na Bahia, tentou se enforcar…

O vereador Renaldo da Feira (Pros), do município de Itabela, na Bahia, tentou se enforcar durante transmissão ao vivo do parlamento. “Às vezes só resta uma solução”, diz o parlamentar ao pegar uma corda dentro do paletó e amarrar no pescoço em sessão do último dia 2 de junho.

Quando o fato é percebido, várias pessoas correm para conter o parlamentar, que começa a chorar e cobre o rosto, enquanto senta. Ao fundo é possível ouvir pedidos para que o presidente da Casa suspenda a sessão. A transmissão termina nessa hora.

A Câmara de Itabela emitiu nota para comentar o ocorrido um dia depois do fato. De acordo com o texto, a presidência da Casa e os demais parlamentares foram pegos de surpresa. Além disso, a publicação informa que o vereador “tem vivido abalado emocionalmente desde a perda de seu filho Rangel Porto em 2020”.

Vale citar, a sessão foi retirada das redes sociais. O vídeo tem cenas fortes e não é indicado para todos os públicos. O Youtube, inclusive, marca o Centro de Valorização da Vida (CVV) automaticamente na descrição.

“O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias.” Mais informações no site https://cvv.org.br/.

Vereador Renaldo da Feira coloca corda do pescoço fazendo menção de se enforcar em plena sessão.

Nota da Câmara de Itabela na íntegra

“A Presidência desta Casa Legislativa, bem como todos os vereadores, foram pegos de surpresa na Sessão Ordinária desta quinta-feira (02/06), pela atitude do vereador Renaldo dos Santos Porto, em apresentar ações suicidas durante seu discurso. Diante do ocorrido não havia como continuar a sessão, que foi suspensa.

Por considerar as cenas fortes, que não simbolizam interesse público, e que remetem a situação indesejada para um ser humano, as imagens foram retiradas da página no Facebook bem como do site da Câmara Municipal, por onde estava sendo transmitida a sessão. Serão retornados à página trechos da transmissão, porém sem a parte do ocorrido.

A Casa Legislativa entende que o parlamentar tem vivido abalado emocionalmente desde a perda de seu filho Rangel Porto em 2020, fato que comoveu toda a região, e também por outros fatos políticos que ainda são desconhecidos. Por isso, a Presidência da Câmara Municipal informa que estará dando todo apoio necessário ao parlamentar, enquanto instituição, e também enquanto seres humanos que representam o Poder Legislativo Municipal.”