Vereador de Goiânia rasga jornal por causa de matéria sobre mortes por policiais
O vereador Sargento Novandir (sem partido) rasgou um jornal durante participação na tribuna, nesta terça-feira…
O vereador Sargento Novandir (sem partido) rasgou um jornal durante participação na tribuna, nesta terça-feira (15). O gesto ocorreu durante crítica da reportagem do jornal O Popular “3 a cada 10 mortes violentas em Goiás são por ação policial”.
Em sua fala, ele disse, ainda, que deveriam ser dez as mortes por ação policial. “No meu entendimento, no entendimento do cidadão de bem, do trabalhador… O nosso desejo é que essas dez mortes, não fossem só três pela polícia, mas as dez por forças policiais. Pois dessa forma estariam morrendo dez bandidos.”
Segundo ele, enquanto sete não morrem em confronto com a polícia, “esses sete podem ser trabalhador, cidadão de bem, de família… Que pudessem ser os dez. Temos em Goiás a melhor polícia do Brasil”. Ainda de acordo com o Novandir, Goiás precisa ser o Estado que mais “mata bandido para que possamos ter paz”.
Por fim, o vereador afirmou que o jornal deveria fechar. “Vocês prejudicam demais o Estado de Goiás. E eu não tenho medo de retaliação.” Neste momento ele rasgou o jornal e disse que é isso que o veículo de comunicação merece.
Vale lembrar, no começo do mês o vereador Sargento Novandir tirou o cinto e pediu para um colega da parlamento bater nele durante a sessão da Câmara Municipal de Goiânia. O parlamentar estava protestando contra o aumento do IPTU na capital e, no mesmo dia, chegou para a sessão vestido de palhaço. O parlamentar se disse indignado com as medidas que alteraram a cobrança do tributo na capital.
O Sindicato dos Jornalistas de Goiás (Sindjor) se manifestou por meio de nota. Confira a seguir:
“O Sindicato dos Jornalistas do Estado de Goiás (Sindjor) se solidariza com o jornal O Popular e os profissionais que atuam no veículo, que sofreram ataques do vereador Sargento Novandir por fazerem jornalismo, nesta terça-feira (15). O parlamentar usou a tribuna para criticar o veículo de comunicação pela matéria “3 a cada 10 mortes violentas em Goiás são por ação policial” e rasgar uma edição que continha a matéria.
O Sindjor reforça seu apoio ao O Popular e destaca que o jornalismo livre é fundamental para a democracia. Reconhece, ainda, a seriedade com que o veículo de comunicação realiza seu trabalho e faz votos para que ele continue na atuação séria e em compromisso com a verdade.”
O presidente do Sindjor também falou ao portal. Ele disse que lamenta um vereador usar a tribuna para atacar veículos de comunicação. “Melhor faria ele se usasse a tribuna para explicar os votos dele contra a cidade e em favor de um Código Tributário que penaliza pequenas empresas e IPTU que penaliza o cidadão”, afirmou.
Vale citar, o vereador já disse que foi enganado para votar no Código Tributário e que pode desistir de disputar a Assembleia Legislativa (Alego) por causa da repercussão.