Mau uso do dinheiro público

Vereador denuncia desperdício de material na prefeitura de Goiânia

Imagens enviadas por parlamentar mostram tintas de demarcação viária vencidas a um ano e nove meses

O Mais Goiás recebeu, com exclusividade, denúncia de galões de tinta de demarcação viária vencidas no pátio da Secretaria Municipal de Trânsito (SMT) de Goiânia-GO. Nas imagens é possível verificar que os galões foram fabricados em agosto de 2016 e possuem validade de 6 meses, ou seja, estão vencidos a um ano e nove meses.

Confira no vídeo abaixo:

Esse tipo de tinta tem a finalidade de fazer as marcações de trânsito no asfalto das ruas da cidade, como faixas de pedestres e ciclofaixas, por exemplo. As imagens foram enviadas pelo vereador Lucas Kitão (PSL). Ele afirmou que são cerca de 250 galões de tinta de 18 litros cada, totalizando um prejuízo estimado entre 40 e 50 mil reais.

O vereador pontuou ainda que trata-se de um grande desperdício de dinheiro público e que a prefeitura foi bastante ineficiente na questão. “Esse recurso já está faltando. Estamos em um momento de crise, com redução do repasse federal, grande inadimplência e, além disso, perda de material. Temos muitos pedidos de faixas e ciclovias que não são atendidos”, concluiu.

Novas compras

No dia 22 de outubro de 2018 , a Prefeitura de Goiânia, através da Secretaria Municipal de Administração contratou, via licitação, empresa para fornecimento do mesmo tipo do material no valor de R$ 2,4 milhões de reais.

Em nota, a Prefeitura de Goiânia informou que, segundo a fabricante, a tinta pode ser usada sem nenhum problema após o vencimento. “É uma tinta vermelha e será usada em breve nas ciclovias. A SMT fará uma avaliação química para saber se é preciso acrescentar mais solvente”, diz o texto.