Vereador com mandado de prisão que tomou posse em Ceres é alvo de investigação
O parlamentar é suspeito de integrar uma organização criminosa envolvida na produção e venda de “rebite”
O vereador com mandado de prisão em aberto que tomou posse em Ceres, Goiás, é alvo de uma nova investigação. Procedimento extrajudicial do Ministério Público Eleitoral vai apurar se Osvaldo José Seabra Júnior, mais conhecido como Osvaldo Cabal (PL), tinha condições de celebrar o empossamento.
O político é suspeito de integrar uma organização criminosa envolvida na produção e venda de “rebite”, uma droga estimulante utilizada principalmente por caminhoneiros com objetivo de descumprir o período de descanso obrigatório entre as viagens.
Investigação vai avaliar legalidade da posse em Ceres
O promotor eleitoral Pedro Furtado Schmitt Corrêa solicitou à presidência da Câmara, exercida pelo vereador Glicério Júnior, as imagens das câmeras de segurança que registraram a entrada e permanência do vereador no prédio, além de informações sobre quem estava presente no momento e como se deu o acesso às dependências do local.
Osvaldo Cabal é alvo de mandado de prisão preventiva expedido no âmbito da Operação Ephedra, realizada pelo Ministério Público de Goiás em parceria com a Polícia Rodoviária Federal para investigar o tráfico de rebite e outras drogas.
O órgão ministerial também solicitou cópia do livro de posse e do regimento interno que regulamenta o procedimento de posse dos vereadores.
Vereador com mandado de prisão é investigado por lavagem de dinheiro em esquema de ‘rebite’
O mandado de prisão contra o vereador foi emitido no dia 10 de dezembro, após uma operação conjunta do Ministério Público e da Polícia Rodoviária Federal, que investiga um total de 24 pessoas ligadas ao caso. As apurações indicam que Osvaldo José desempenhava um papel crucial na lavagem de dinheiro da quadrilha. Na casa dele, foram encontradas diversas armas, incluindo pistolas, espingardas e fuzis.
Em entrevista, o assessor jurídico da Câmara afirmou que não tinha conhecimento sobre quaisquer restrições que impedissem a posse de Osvaldo como vereador.
Eleição
Eleito para seu primeiro mandato em 2024, com 427 votos pelo Partido Liberal (PL), o novo vereador utilizou suas redes sociais para agradecer aos cidadãos de Ceres pelo apoio recebido nas eleições.
Em sua última publicação no Instagram, Osvaldo afirmou: “Agora, com essa responsabilidade nas mãos, vou trabalhar incansavelmente para retribuir todo o apoio com ações que tragam mais desenvolvimento, justiça e bem-estar para nossa cidade”.